Toys In
The Attic é o terceiro álbum de estúdio da banda norte-americana
Aerosmith. Seu lançamento oficial aconteceu no dia 8 de abril de
1975, através do selo Columbia Records. As gravações ocorreram
entre Janeiro e Março do mesmo ano, no Record Plant Studio, em New
York, Estados Unidos. A produção ficou sob responsabilidade de Jack
Douglas.
Esta é a
segunda vez que os gigantes do Aerosmith aparecem no Blog. Como de
costume, tratar-se-á dos eventos que antecederam o lançamento do
disco para depois percorrer faixa-a-faixa do trabalho.
Em 1º de
março de 1974, o Aerosmith lançou seu segundo álbum de estúdio,
Get Your Wings. Foi a primeira vez que a banda trabalhou com o
produtor Jack Douglas, o qual seria responsável pelos próximos 4
discos do grupo. Ray Colcord também co-produziu o trabalho.
Naquele
ano de 1974, Get Your Wings atingiria a modesta 74ª posição na
principal parada de sucesso dos Estados Unidos, a Billboard.
Mesmo
assim, o disco continha algumas das canções que viriam a se tornarem favoritas dos fãs e presenças quase obrigatórias em shows, como
“Lord Of The Thighs”, “Seasons Of Whiter” e “S.O.S. (Too
Bad)”. Estas músicas apresentavam uma sonoridade um pouco mais
'sombria' (para o padrão da banda) e cairiam no gosto do público.
Joe Perry |
Além
disto, o disco continha sucessos radiofônicos como "Same Old
Song and Dance" e "Train Kept a-Rollin'", esta última,
um cover baseado na versão gravada pelo The Yardbrids.
Fato é
que Get Your Wings e suas ótimas faixas apenas se tornaram sucesso
quando a banda explodiu comercialmente e ficou conhecida, fazendo os
fãs buscarem o material antigo do Aerosmith. E isto aconteceria a
partir do lançamento de seu terceiro disco, Toys In The Attic.
No início
de 1975, a banda começou a trabalhar no Record Plant, em Nova York,
para o álbum que se tornou Toys in the Attic.
As
sessões para o disco foram produzidas por Douglas sem Colcord - o
álbum foi projetado por Jay Messina com os engenheiros assistentes
Rod O'Brien, Corky Stasiak e Dave Thoener.
As
músicas de Toys In The Attic foram gravadas com uma mesa de mixagem
Spectrasonics e um gravador de 16 pistas.
Já nesta
época, o Aerosmith se encontrava totalmente amadurecido como uma banda
e Steven Tyler fez do sexo o principal foco de suas composições no
álbum.
Steven
Tyler disse que a sua ideia original para a capa do álbum era um
ursinho de pelúcia sentado no sótão, com seu pulso cortado e
entranhas espalhadas por todo o chão. Mas a banda decidiu, no final,
por colocar todos os animais em seu lugar.
Steven Tyler |
A imagem
da capa do álbum é obra de Ingrid Haenke.
Vamos às
faixas:
TOYS
IN THE ATTIC
Um riff repleto de malícia e ritmo abre o álbum, com a faixa que lhe é homônima. Steven Tyler opta por vocais bem limpos. Trata-se de um Hard Rock de primeiríssima classe, que vai direto ao ponto sem maiores rodeios. Os solos de Joe Perry são ótimos. Enfim, um clássico.
A letra é
um misto de delírio e nostalgia:
In the
attic, lights
Voices
scream, nothing seems
Real's
a dream
Leaving
the things that are real behind
Leaving
the things that you love from mind
All of
the things that you learned from fears
Nothing
is left for the years, voices scream
Nothing
seems real's a dream
“Toys
In The Attic” é um clássico do Aerosmith. É tão emblemática
que faz parte da lista de 500 canções que moldaram o Rock: The
Rock and Roll Hall of Fame's 500 Songs that Shaped Rock and Roll.
Está
presente em vários álbuns ao vivo e coletâneas do grupo.
Entre
covers famosos para a faixa podem-se citar bandas como R.E.M.,
Warrant, Ratt e Metal Church.
UNCLE
SALTY
Já a segunda canção do álbum traz o Aerosmith com uma pegada mais Bluesy, com um estilo bastante semelhante a aquele do Rolling Stones. O riff é excelente, malicioso e contagiante, casando-se em perfeição com a interpretação de Tyler. Mais um ótimo solo cheio de feeling.
A letra é
a história de uma garota abandonada que se torna prostituta:
Now
she's doin' any
For
money and the penny
A
sailor with a penny or two or three
ADAM'S
APPLE
A terceira faixa de Toys in The Attic traz novamente o Hard Rock setentista vigoroso da banda, contando com mais um riff bastante inspirado. O ritmo é mais cadenciado, mas continua muito cativante. As guitarras de Perry e Whitford são novamente os destaques.
A letra é
uma metáfora para o pecado:
Evil
came like reignin
Who
knows who's to blamin
Something
tried to lay her to waste
And
all she want and need was just a little taste
WALK
THIS WAY
Um riff sensacional, dos mais reconhecíveis da história do Rock, abre o clássico imortal "Walk This Way". O ritmo é empolgante, em perfeita mistura do Rock mais Bluesy com o vigor do Hard Setentista. Com um andamento mais cadenciado e uma sonoridade bastante maliciosa, em perfeita sintonia com a letra, montam um arcabouço do melhor que o Hard Rock já produziu. Solos inspirados de Perry e uma atuação impecável de Tyler completam um dos hinos do Rock mundial.
A letra
tem forte conotação sexual:
School
girl sweetie with a classy kinda sassy
Little
skirt's climbin' way up her knee
There
was three young ladies in the school gym locker
When I
noticed they was lookin' at me
I was
a high school loser
Never
made it with the ladies
Till
the boys told me somethin' I missed
Then
my next door neighbor with a daughter had a favor
So I
gave her just a little kiss
Alike
this
Clássico
indiscutível, “Walk This Way” foi lançada como single e atingiu
a 10ª posição da principal parada de sucessos desta natureza nos
Estados Unidos.
Quando a
banda se encontrou em certo ostracismo durante a década de 80, foi
uma versão “Rap” de “Walk This Way”, feita pelo Run-D.M.C. e
contando com a participação de Steven Tyler e Joe Perry, que
colocou o Aerosmith de volta ao cenário musical.
A música
é tão emblemática que faz parte da lista de 500 canções que
moldaram o Rock and Roll, realizada pelo Hall da Fama do Rock, nos Estados
Unidos.
A revista
Rolling Stone coloca “Walk This Way” na 346ª posição da lista
500 Greatest Songs of All Time e na 34ª de outra lista, desta
feita a de 100 Greatest Guitar Tracks. Já o canal VH1 a
colocou na 35ª colocação da lista 100 Greatest Rock Songs e
na 8ª da lista 100 Greatest Hard Rock Songs. Também a
revista Q colocou a música no 23º lugar da lista 100 Greatest
Guitar Tracks.
Um grande
clássico, sem sombra de dúvidas.
BIG
TEN INCH RECORD
"Big Ten Inch Record" é um Blues Rock bastante cativante, carregando o inconfundível espírito dos anos 50. Destaque absoluto para a atuação de Steven Tyler, seja cantando ou tocando gaita. Mais um bom momento do álbum.
A letra
possui conotação sexual:
Last
night I tried to tease her
I gave
my love a little pinch
She
said now stop that jivin'
Now
whip out your big ten inch
Trata-se
de um cover originalmente gravado por Bull Moose Jackson.
SWEET
EMOTION
Com o baixo de Tom Hamilton bastante proeminente e o Talkbox realizado por Joe Perry muito distinguível, a abertura de "Sweet Emotion" é inconfundível. Temos um Hard Rock extraordinário, com forte DNA 'Zeppeliano'. O riff é sensacional, com a banda conseguindo uma cativante melodia sem abrir mão do peso habitual que o Aerosmith empregava nas suas canções da década de 70. Outro momento marcante da história da banda.
Parte da
letra se referiria a tensões entre membros da banda (e suas
respectivas esposas) e a esposa de Joe Perry:
You
talk about things and nobody cares
You're
wearing other things that nobody wears
You're
calling my name but you gotta make clear
I
can't say baby where I'll be in a year
Lançada
como single, atingiu a 36ª posição da principal parada
norte-americana do gênero.
Está na
408ª posição da lista 500 Greatest Songs of All Time, da revista
Rolling Stone. Além disto está presente em filmes como Dazed And
Confused (1993) e games como Revolution X.
Presença
constante em shows e coletâneas, a canção é sempre citada como
uma das principais composições do Aerosmith em sua história.
NO
MORE NO MORE
Uma bela e competente melodia envolve o ouvinte desde o início de "No More No More". A banda opta por um ritmo um pouco mais acelerado, mas sem colocar muito peso na faixa, construindo uma sonoridade bastante picante. O solo é cheio de feeling, dos melhores de Perry no álbum. Grande momento do disco!
A letra
se refere à transitoriedade da vida:
Times
they're a changin' nothing ever stands still
If I
don't stop a changin' I'll be writtin' my will
It's
the same old story never get a second chance
For a
dance to the top of the hill
ROUND
AND ROUND
O peso volta com tudo em "Round And Round". A banda opta por um andamento bem mais lento e arrastado, mas, conforme foi dito, extremamente pesado. Trata-se de um Hard Rock vigoroso e visceral, revelando outra faceta do grupo de Boston. Os vocais de Tyler estão consideravelmente mais agressivos em uma canção que flerta com a sonoridade de grupos como Led Zeppelin e Deep Purple. Faixa sensacional!
A letra
possui certo sentido de saudosismo:
'Cause
the life I been livin'
and
the love someone give me
Would
be sure to set you spinnin'
with
you feet never touchin' the ground
And
I'm round and round and round and round and round and round and round
YOU
SEE ME CRYING
A nona - e última - canção de Toys In The Attic é "You See Me Crying". Uma bela e suave melodia, ao piano, abre a música. Mesmo quando a banda passa a acompanhar o piano de Tyler, o ritmo permanece bastante leve. Os vocais de Tyler estão precisos e combinam com a sonoridade desenvolvida pelo grupo. Whitford faz um bom solo a partir dos 3 minutos de execução. Trata-se de uma balada que fecha o álbum de maneira competente.
A letra
tem sentido de rompimento amoroso:
Honey
what'cha done to your head
Honey
was the words that I said
Honey
what'cha done to your head
Honey
was the words that I said
Foi
lançada como single, mas sem maiores repercussões em termos de
paradas de sucesso.
A
estrutura da música é mais complexa, possuindo até mesmo
orquestração que foi conduzida por Mike Mainieri. Tanto as
guitarras quanto a bateria possuíam passagens mais elaboradas que
exigiram mais esforços dos membros do grupo durante as gravações.
Mas a
gravadora, Columbia Records, ficou bastante satisfeita com o
resultado final de “You See Me Crying”.
O solo da
versão original é tocado por Brad Whitford.
A canção
foi tocada ao vivo pela banda apenas uma vez, em 2009, durante uma
turnê conjunta com o ZZ Top.
Considerações
Finais
Embalado
por 'Hits' como “Walk This Way” e “Sweet Emotion”, Toys In
The Attic foi um enorme sucesso e responsável direto por tornar o
Aerosmith uma banda famosa.
O álbum
alcançou a ótima 11ª posição na principal parada norte-americana
de discos. Também atingiu a 7ª colocação na correspondente
canadense.
Em geral,
a crítica tem opiniões muito positivas sobre o álbum. Por sua
opinião sobre Toys in the Attic, para o AllMusic, Stephen Thomas
Erlewine define o estilo do trabalho como uma mistura de Led Zeppelin
e The Rolling Stones, o qual foi preenchido com canções sobre sexo
com um estilo diferente daquele que havia antes. Greg Kot chamou o
álbum de um marco do Hard Rock.
Como
resultado de tanto sucesso, os álbuns anteriores da banda voltaram
às paradas de sucesso. A banda fez uma turnê em suporte a Toys in
the Attic, onde eles começaram a ficar mais reconhecidos.
Também
por esta altura, a banda estabeleceu sua base conhecida como "The
Wherehouse", em Waltham, Massachusetts, onde eles gravariam e
ensaiariam música, bem como gerenciariam os negócios do grupo.
Como
prêmios, o álbum está na 229ª colocação da lista The 500
Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone. Também
faz parte do livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
Toys In
The Attic supera a casa das 8 milhões de cópias vendidas apenas nos
Estados Unidos.
Formação:
Steven
Tyler - Vocais, Percussão em "Sweet Emotion", Gaita, Piano
em "You See Me Crying"
Joe Perry
- Guitarra, Backing Vocal, Talkbox em "Sweet Emotion"
Brad
Whitford - Guitarra
Tom
Hamilton - Baixo, Guitarra em “Uncle Salty”
Joey
Kramer - Bateria
Faixas:
01. Toys
in the Attic (Tyler/Perry) - 3:07
02. Uncle
Salty (Tyler/Hamilton) - 4:09
03.
Adam's Apple (Tyler) - 4:33
04. Walk
This Way (Tyler/Perry) - 3:41
05. Big
Ten Inch Record (F.Weismantel) - 2:16
06. Sweet
Emotion (Tyler/Hamilton) - 4:34
07. No
More No More (Tyler/Perry) - 4:34
08. Round
and Round (Tyler/Whitford) - 5:03
09. You
See Me Crying (Tyler/Darren Solomon) - 5:12
Letras:
Para o
conteúdo completo das letras, indica-se o acesso a:
http://letras.mus.br/aerosmith/
Embora haja muita gente que torça o nariz, o Blog considera o Aerosmith entre as maiores bandas da história do Rock, principalmente por aquilo que a banda gravou durante os anos 70, com os seus pés fincados no Hard Rock setentista. Nada de excesso de baladas com apelo radiofônico, muito peso, ritmo e malícia formavam a massa sonora do grupo.
Stephen Thomas Erlewine foi bastante feliz ao descrever a banda como uma mistura de Rolling Stones com Led Zeppelin, embora seja uma visão um pouco reducionista. É claro que os dois gigantes ingleses foram fontes fartamente bebidas pelo Aerosmith, mas o grupo impregnou seu sou com suas influências da música norte-americana, desenvolvendo uma identidade própria e marcante.
Toys In The Attic é um dos melhores álbuns da história do Rock. Não há muito o que se comentar sobre o mesmo sem soar piegas: a qualidade elevadíssima das canções que o compõe fala por si só.
A banda soa entrosadíssima e todos contribuem decisivamente para o sucesso das faixas. A seção rítmica é precisa e competente e as guitarras imprimem peso e personalidade ao Rock desenvolvido pelo Aerosmith. Joe Perry se destaca com solos simples, muitas vezes curtos, mas repletos de feeling. Steven Tyler está excelente nos vocais e ainda esbanja talento ao piano e à gaita.
A opção por letras com conotação mais voltada à temática sexual revela-se perfeita por se casar com a parte instrumental produzida pelo conjunto, fartamente maliciosa e picante.
Toys In The Attic não apresenta músicas nem mesmo medianas, sua qualidade é inquestionável. Aqui não há faixas de enchimento ou descartáveis. O disco deve ser ouvido, ininterruptamente do início ao fim.
Canções como "Toys In The Attic" e "Sweet Emotion" são clássicos da história do Rock e ajudaram a formar a sonoridade que surgiria na década seguinte. Ainda temos, no mesmo nível de qualidade, músicas incríveis como a ótima "No More No More" e a pesada "Round And Round", esta, demonstrando uma faceta diferente do grupo.
E ainda se tem "Walk This Way", um dos grandes sucessos da história da música. Uma canção que define o que o próprio Aerosmith é como banda de Rock.
Por fim, cabe ao Blog ressaltar e exultar Toys In The Attic como um dos principais álbuns do Rock em todos os tempos, sendo uma cartilha do Hard Rock norte-americano. Apresenta uma banda das mais importantes e bem-sucedidas da história em seu auge criativo com uma coleção de canções com qualidade inquestionável. Disco mais que obrigatório!
Excelente comentário, anônimo. Muito obrigado, acrescentou bastante ao post.
ResponderExcluirTambém acho que muita gente desconhece os grandes álbuns que a banda fez. O auge do Aerosmith foi nos anos 70, época em que estão localizados seus melhores trabalhos e um período no qual o grupo apostava em questões mais intensas e pesadas, mas sem perder a melodia.
*questões = canções
ResponderExcluirNa minha concepção, o Aerosmith dessa fase até o disco Pump (1989) foi maravilhoso, e digo isso mesmo não sendo fã da banda e ao mesmo tempo reconhecendo a sua importância na história do rock. Como eu disse, até Pump o Aerosmith foi simplesmente excepcional, mas acho que eles começaram o declínio artístico a partir da década de 1990 com o álbum de 1993 Get a Grip (cuja capa me lembra muito a de Atom Heart Mother, do Pink Floyd - 23 anos antes), que apesar de ser bem-sucedido comercialmente, não me agrada muito e não me mostra a mesma banda que gravou anteriormente obras-primas como Pump, Permanent Vacation (1987), Rocks (1976) e este Toys in the Attic (1975) resenhado aqui no blog de forma brilhante pelo chefe Daniel. Paro por aqui, patrão...
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário e pelos elogios, Igor. Eu gosto demais do Aerosmith dos anos 70 e curto alguns álbuns mais "novos" como Pump, Nine Lives e o Get a Grip, mas minha fase preferida é a setentista mesmo! Abraço!
ExcluirAh bom, então tá certo... Valeu, chefe!
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