Stick It
To Ya é o álbum de estreia da banda norte-americana chamada
Slaughter. Seu lançamento oficial ocorreu em 27 de janeiro de 1990,
através do selo Chrysalis Records. As gravações se deram nos
estúdios Red Zone Studios, Studio 55 e Pasha Music House, entre
maio e junho de 1989. A produção ficou a cargo de Dana Strum e Mark
Slaughter.
O
Slaughter é uma banda de Hard Rock norte-americana que teve seu
ápice de sucesso comercial no início dos anos 90. O Blog vai fazer
um breve histórico sobre o grupo antes de se focar no álbum
propriamente dito.
O
baixista Dana Strum, embora nascido em Washington, foi criado no sul
da Califórnia, em San Fernando Valley, onde começou sua carreira
como músico.
Dana
começou sua carreira como baixista na banda Badaxe, a qual foi
contemporânea de nomes como Mötley Crüe e Quiet Riot, por exemplo,
tendo inclusive tocado juntos.
Além
disso, antes de alcançar o sucesso mainstream com o Slaughter, Strum
serviu como um ótimo caçador de talentos para a cena Hard/Metal de
Los Angeles.
Ele é um
amigo de longa data do vocalista Ozzy Osbourne e foi quem apresentou
o guitarrista Randy Rhoads a Ozzy. Mais tarde, também foi creditado
com a colocação do também guitarrista Jake E. Lee na banda do
Madman.
Dana
Strum também é reconhecido por ter colocado tanto Vinnie Vincent
(antes de tocar com o guitarrista no Vinnie Vincent's Invasion) e
Mark St. John no KISS.
Aliás,
em meados dos anos oitenta, mais precisamente em 1984, Strum foi
recrutado pelo guitarrista Vinnie Vicent para formar sua nova banda,
após deixar seu posto no KISS: o Vinnie Vicent's Invasion.
Dana Strum |
O
primeiro álbum, Vinnie Vicent Invasion, saiu em 1986 e obteve
moderado sucesso comercial. Mas pouco tempo depois, o vocalista
Robert Fleischman acabou deixando o grupo.
O segundo
álbum, All Systems Go, saiu em 1988, e já contava com um novo
vocalista na banda: Mark Slaughter. Seu primeiro trabalho no novo
conjunto foi a gravação do vídeo da canção “Boyz Are Gonna
Rock”, cujos vocais são cantados pelo vocalista anterior, Robert
Fleischman.
Desta
maneira, os caminhos de Slaughter e Strum se cruzaram pela primeira
vez.
Antes de
se juntar ao Vinnie Vicent's Invasion, Mark Slaughter havia sido o
frontman da banda Xcursion.
A canção
“Love Kills”, de All Systems Go, fez sucesso, sendo escolhida
para ingressar a trilha sonora do filme A Nightmare on Elm Street
4: The Dream Master, dirigido por Renny Harlin, de 1988.
Mesmo
assim, mais tarde em 1988, o Vinnie Vicent's Invasion não teve seu
contrato renovado com a gravadora Chrysalis Records.
Acrescente-se
ao caldo a crescente irritação de Strum e Slaughter com o que
percebiam ser uma dominação do projeto por parte de Vincent e,
assim, ambos deixam o grupo para formarem uma nova banda.
Nascia
assim o Slaughter, o qual foi formado em Las Vegas, Nevada, Estados
Unidos, no final de 1988, a partir das cinzas do Vinnie Vicent's
Invasion, através do vocalista Mark Slaughter e do baixista Dana
Strum.
A
gravadora do Vinnie Vincent's Invasion, Chrysalis Records, retirou o
contrato (cerca de 4 milhões dólares) de Vinnie Vincent por ele
exceder (e muito) sua linha de crédito com o selo e o transferiu aos
ex-membros da banda, Slaughter e Strum.
Em
sequencia, já em 1989, Mark e Strum completaram a formação do
Slaughter recrutando o guitarrista Tim Kelly e o baterista Blas
Elias.
Mark Slaughter |
Entre
maio e junho daquele ano, a banda entraria em estúdio e gravaria seu
primeiro álbum, Stick It To Ya.
A capa do
álbum, que conta com a modelo Laurie Carr, foi o último projeto de
Glen Wexler criado usando métodos tradicionais em câmara escura.
Laurie posou em seu estúdio, e um conjunto miniatura foi colocado em
perspectiva para configurar o fundo.
Vamos às
faixas!
EYE
TO EYE
"Eye To Eye" abre o álbum. Após a audição de uma vinheta, o ouvinte é apresentado a um riff poderoso, com peso e cadência na proporção exata que o Hard Rock solicita. O ritmo segue mais vagaroso, mas bastante pesado, contando com certa dose de malícia. Início promissor de trabalho.
A letra
fala sobre igualdade:
Believe
it or not
People stop and stare
They got this narrow mind
We're all the same
That's what I think
How can they be so blind
People stop and stare
They got this narrow mind
We're all the same
That's what I think
How can they be so blind
BURNIN'
BRIDGES
A segunda faixa de Stick It To Ya já está mais voltada ao Hard americano mundialmente conhecido como Glam Metal. O ritmo também é mais cadenciado sendo composto por algum peso e uma melodia envolvente. Destaque para o trabalho de Dana Strum no baixo.
A letra
tem conotação de rompimento amoroso:
Burnin'
bridges fallin' down
Got a nasty reputation
From town to town
Burnin' bridges fallin' down
Burnin' bridges fallin' down on you
Mirror morror on the way
Got a nasty reputation
From town to town
Burnin' bridges fallin' down
Burnin' bridges fallin' down on you
Mirror morror on the way
UP
ALL NIGHT
Muito peso, em um clima mais soturno, marca o início de "Up All Night". O andamento da música não é tão rápido, dando ênfase a um clima mais denso e sombrio. O trabalho das guitarras é muito bom, com o solo sendo uma parte envolvente da canção. Também há que se realçar os bons vocais de Mark Slaughter que combinam perfeitamente com o instrumental.
A letra
fala da rotina de uma vida noturna:
Awake
from dusk to dawn
Watching the city lights
Stars are shining down
They'll be shining down
On you and I
And when the morning comes
And I'll hold you
'Til the morning light
Watching the city lights
Stars are shining down
They'll be shining down
On you and I
And when the morning comes
And I'll hold you
'Til the morning light
“Up All
Night” é um dos maiores sucessos da carreira do Slaughter.
Foi o
primeiro single lançado para promover Stick It To Ya, atingindo a
ótima 27ª posição da parada norte-americana desta natureza.
SPEND
MY LIFE
Em "Spend My Life", o Slaughter abandona, em parte, o peso utilizado nas faixas antecessoras, enfatizando o belo trabalho das linhas de guitarra. Desta forma, a cativante melodia acaba se sobressaindo no que é acompanhada por uma eficiente atuação do vocalista Mark. Há um bom solo na metade da música.
A letra é
uma declaração de amor:
I've been
livin' in
This lovely world
Wishin' I could find
Someone to love
Hopin' someone would
Come from above
Change my life
Then I noticed you there
You were my angel
This lovely world
Wishin' I could find
Someone to love
Hopin' someone would
Come from above
Change my life
Then I noticed you there
You were my angel
Outro
grande sucesso do Slaughter, “Spend My Life” foi o terceiro
single lançado para promoção do álbum. Atingiu a ótima 39ª
colocação na parada norte-americana de singles.
THINKING
OF JUNE
"Thinking Of June" é uma pequena canção instrumental acústica.
SHE
WANTS MORE
Outro Hard Rock bastante malicioso e repleto de ritmo é a sexta música do disco, "She Wants More". É perceptível certa influência de bandas como Van Halen e Mötley Crüe mais evidentes nesta faixa. O riff principal é muito interessante, bem como o solo de guitarra. Mais um momento bastante interessante do álbum.
A letra
mostra uma mulher interesseira:
She's
goin' shoppin' on you
It's
Mastercard or Visa
Or
American Express
She
knows all of your limits
And
which stores are the best
In
Beverly Hills, oh yes
She's
drivin' in your sportcar
Bought
her tickets to Paris, France
FLY
TO THE ANGELS
Uma suave e leve melodia embala os momentos iniciais de "Fly To The Angels". Esta é a maior canção de Stick It To Ya, superando a casa dos 5 minutos. Trata-se de uma típica balada característica da vertente Glam Metal, mas que conta com identidade própria e muito bom gosto. Destaque para os vocais e interpretação de Mark Slaughter, fator decisivo para o sucesso da música. Ponto bem alto do trabalho.
A letra
remete a um rompimento amoroso:
But now
you've got to fly
Fly to the angels
Heaven awaits your heart
And flowers bloom in your name
You've got to fly
Fly to the angels
All the stars in the night
Shine in your name
Fly to the angels
Heaven awaits your heart
And flowers bloom in your name
You've got to fly
Fly to the angels
All the stars in the night
Shine in your name
“Fly To
The Angels” é mais um grande sucesso do Slaughter, responsável
direta pela repercussão de Stick It To Ya.
Foi o
segundo single retirado do álbum, alcançando o ótimo 19º lugar na
principal parada dos Estados Unidos, a Billboard.
MAD
ABOUT YOU
Bastante peso, embora em um ritmo mais lento, é a marca principal de "Mad About You". Há um explícito flerte com o Heavy Metal (especialmente com o som que o Judas Priest fez no início dos anos 80) o qual é muito bem-vindo, diferenciando a canção do restante do disco até então. Ótimo momento do álbum.
A letra
fala de um relacionamento conturbado:
That I'm
mad about you
I go crazy with
All of the things that you do
I'm mad about you
I'm so angry inside
And it's all over you
I'm mad about you
I go crazy with
All of the things that you do
I'm mad about you
I'm so angry inside
And it's all over you
I'm mad about you
Foi o
quarto e último single proveniente do álbum, lançado já em 1991.
Não obteve maior repercussão em termo de paradas de sucesso.
THAT'S
NOT ENOUGH
Nesta música, o grupo volta a aplicar o Hard Rock cheio de melodia e malícia, com boa influência do estilo supracitado na década de setenta. Os vocais de Mark Slaughter são bem empregados e contribuem com o sucesso do que se ouve. Boa canção, com um dos melhores solos de guitarra de todo o álbum.
A letra
fala de viver no limite:
People
try to push me
Around
and around
They
tell me what's goin' up
I tell
them what's goin' down
Why
don't they leave me alone
I'm
just high on life
Just
livin' on the edge
That's
what I like
Ya
don't fool me or rule me
I know
better
YOU
ARE THE ONE
"You Are The One" é uma faixa que aposta mais na beleza da melodia que propriamente no peso. Há bastante ênfase nos teclados, os quais tomam boa parte do protagonismo da música. Os vocais são corretos. É um rock básico, eficiente, mas que falta pegada.
Novamente,
a letra é uma declaração de amor:
Just look
into my eyes
You are the one
The one I need
To make my dreams come true
Oh you should know
I love you so
You are the one
The one I need
To make my dreams come true
Oh you should know
I love you so
GAVE
ME YOUR HEART
Na décima-primeira faixa do álbum, o grupo continua apostando em um ritmo mais cadenciado e não tão veloz, mas sem a presença marcante do peso. A melodia é bonita, embora não seja muito cativante. Mesmo assim, trata-se de uma música competente.
Mais uma
vez, a conotação das letras é romântica:
Faster-n-faster
My heart's beating faster
I'm so glad you're here with me
Faster-n-faster
I know this can last girl
Since you gave your heart to me
My heart's beating faster
I'm so glad you're here with me
Faster-n-faster
I know this can last girl
Since you gave your heart to me
DESPERATELY
Já em "Desperately", a pegada Glam Metal está de volta de maneira bem acentuada, com o peso novamente ocupando posição de destaque no instrumental. Os vocais de Mark Slaughter continuam contribuindo de maneira competente para o valor final da música. Também há eficiência nas guitarras, incluindo um bom solo. Ponto alto do trabalho.
A letra
se remete a um pedido romântico:
Ya know
it's things like this
I've been misunderstood, oh
And by the strange looks, babe
Ya don't believe in me like you should
I've been misunderstood, oh
And by the strange looks, babe
Ya don't believe in me like you should
LOADED
GUN
A décima-terceira - e última - faixa de Stick It To Ya é "Loaded Gun". Nesta canção, a banda aposta em um Hard Rock com boa dose de rapidez, fato inédito no álbum até o momento. O peso está presente na medida exata, em uma construção que lembra o Aerosmith em seus melhores momentos. Ótima música, a qual fecha o disco de modo gratificante.
A letra
fala de uma mulher perigosa:
Cold as
fire with
Shotgun in her eyes
She's got notches in her belt
From the other guys
When she gets ya on her sights
It's like dynamite
She can blow an army apart
She'll shoot a bullet into your heart
Shotgun in her eyes
She's got notches in her belt
From the other guys
When she gets ya on her sights
It's like dynamite
She can blow an army apart
She'll shoot a bullet into your heart
Considerações
Finais
Os 3
principais sucessos do álbum (“Up All Night”, “Fly To The
Angels” e “Spend My Life”) foram as principais responsáveis
pelo grande sucesso comercial de Stick It To Ya.
Além de
alcançarem boas posições na principal parada de singles
norte-americana, a Billboard, tiveram intensa veiculação nas rádios
e os videoclipes foram reiteradamente reproduzidos nas redes
televisivas dos Estados Unidos.
Mesmo o
single de menor repercussão, “Mad About You”, também foi muito
divulgado.
O álbum
acabou atingindo a ótima 18ª posição na parada desta natureza dos
Estados Unidos, mas não repercutiu na sua correspondente britânica.
Alex
Henderson, do Allmusic, dá ao álbum 4 de 5 possíveis estrelas,
classificando-o como não original, mas, ao mesmo tempo, possuindo
canções cativantes como "Up All Night," "She Wants
More" e "Burnin' Bridges".
Nesta
mesma época, o Slaughter foi convidado a gravar uma canção para a
trilha sonora do filme Bill & Ted's Bogus Journey (de Pete
Hewitt, 1991) chamada “Shout It Out” que teve bastante divulgação
(assim como o vídeo).
O
Slaughter ainda venceria o prêmio de banda novata de Hard Rock/Heavy
Metal do ano de 1991, na premiação chamada American Music Awards.
Stick It
To Ya supera a casa de 2 milhões de cópias vendidas apenas nos
Estados Unidos.
Formação:
Mark
Slaughter - Vocal, Guitarra e Teclados
Tim Kelly
- Guitarra, Backing Vocal
Dana
Strum - Baixo, Backing Vocal
Blas
Elias - Bateria, Percussão, Backing Vocal
Músicos
Adicionais
Todd
Cooper - Horns
Gerri
Miller - “Camera Noises”
Faixas:
01. Eye
to Eye (Slaughter/Strum) - 3:57
02.
Burnin' Bridges (Slaughter/Strum) - 4:07
03. Up
All Night (Slaughter/Strum) - 4:16
04. Spend
My Life (Slaughter/Strum) - 3:21
05.
Thinking of June (Slaughter/Strum) - 1:05
06. She
Wants More (Slaughter/Strum) - 3:55
07. Fly
to the Angels (Slaughter/Strum) - 5:05
08. Mad
About You (Slaughter/Strum) - 4:05
09.
That's Not Enough (Slaughter/Strum) - 3:25
10. You
Are the One (Slaughter/Strum) - 3:55
11. Gave
Me Your Heart (Slaughter/Strum) - 3:51
12.
Desperately (Slaughter/Strum) - 3:34
13.
Loaded Gun (Slaughter/Strum) - 4:18
Letras:
Para o
conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
http://letras.mus.br/slaughter/
O Slaughter lançou seu álbum de estreia apostando bastante em uma das sonoridades dominantes durante a década de 80, o Hard Rock norte-americano conhecido como Glam Metal.
Entretanto, o lançamento oficial de Stick It To Ya aconteceu já em 1990, exatamente quando o estilo já dava seus primeiros sinais de saturação e apontava para uma queda de prestígio e popularidade. Mesmo assim, o disco foi um enorme sucesso comercial e de crítica, propiciando à banda até mesmo prêmios como o American Music Awards.
O êxito só foi possível pelo fato do Slaughter ser uma banda composta por músicos eficientes e competentes. Não há nenhum grande sobressalto de qualidade e, neste caso, a homogeneidade dos integrantes da banda contribui decisivamente para o bom resultado final do trabalho.
As letras são bastante simples, na média geral do estilo.
Se há um fato negativo no disco é o fato dele ser longo, algo bastante comum nos lançamentos a partir dos anos 90, quando o formato CD passou a ser mais utilizado. Isto permitiu um total de 13 músicas, dando espaço para faixas menos relevantes como "You Are The One" e "Gave Me Your Heart", as quais muito pouco acrescentam à obra.
Entretanto, Stick It To Ya possui singles muito fortes e competentes, composições de destaque dentro da vertente Glam Metal. "Fly To The Angels" é uma linda balada, "Up All Night" é um Hard Rock vigoroso, "Spend My Life" cativa o ouvinte e "Mad About You" é excelente com seu peso absurdo.
Mas nem só de singles vive o álbum: "Desperately", "Loaded Gun" e "She Wants More" são canções essenciais para a qualidade do disco.
Enfim, o Slaughter pode não ter sido inovador, mas foi extremamente competente no que se propôs a fazer. Sua sonoridade é cativante e o grupo deixou um trabalho de muito boa qualidade em Stick It To Ya, o qual está repleto de ótimas canções. Álbum obrigatório especialmente para os amantes do Glam Metal. Recomendado pelo Blog!
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