Tooth
and Nail é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana
chamada Dokken. Seu lançamento oficial aconteceu em 14 de setembro
de 1984, através do selo Elektra Records. As gravações ocorreram
entre abril e agosto daquele mesmo ano, nos estúdios Cherokee
Studios, em Hollywood, nos Estados Unidos. A produção é assinada
por Tom Werman e por Roy Thomas Baker.
Mais
de 5 anos depois, é hora do ótimo grupo Dokken retornar às nossas
páginas do RAC, com outro de seus trabalhos memoráveis. As origens do
grupo podem ser encontradas aqui. Neste post, vai-se ater aos fatos
que antecederam ao lançamento do álbum em questão.
Breaking
the Chains
Em
1981, o selo francês Carrere Records lançou o álbum de estreia do
grupo, Breaking the Chains, apenas na Europa.
O
disco foi gravado na Alemanha, onde Dokken criou estreitos laços com
Michael Wagener, produtor musical e engenheiro de som do gigante
alemão Accept. E foi a gerente do grupo alemão, Gaby Hauke,
quem conseguiu o contrato do conjunto com a gravadora francesa.
O
álbum saiu com o nome de Breakin' the Chains e sob o nome de
Don Dokken, além de alguns nomes de canções grafados de
modo errado. Naquela época o grupo era formado pelo líder e
vocalista da banda Don Dokken, pelo guitarrista George Lynch, pelo
baixista Juan Croucier e pelo baterista Mick Brown.
Esta
versão contém algumas mixagens e títulos diferentes de músicas da
edição posterior norte-americana. “Paris is Burning” é chamada
apenas de “Paris” e é, na verdade, uma versão de estúdio em
oposição à gravação ao vivo em Berlim de dezembro de 1982. O
álbum também continha uma música chamada “We're Illegal”, que
mais tarde foi transformada em “Live to Rock”.
De
volta aos Estados Unidos, o Dokken agora era gerenciado por
Cliff Bernstein, o qual fez a banda assinar contrato com a Elektra
Records para o lançamento do disco nos Estados Unidos, Breaking
The Chains, em versão remixada para o mercado americano.
Breaking
the Chains foi lançado no mercado norte-americano em 18 de
setembro de 1983, pelo selo Elektra Records.
A
banda fez uma turnê de arena, nos EUA, apoiando o Blue Öyster Cult, em 1983, mas, ao seu final, o conjunto ficou com pouco
dinheiro e quase foi demitido da gravadora devido à falta de sucesso
do disco.
Don Dokken |
O
álbum foi considerado um fracasso comercial pela gravadora, que teve
a intenção de desfazer o contrato com a banda. No entanto, o
gerente do Dokken, Burnstein, convenceu a Elektra de que eles
poderiam fazer um álbum mais bem-sucedido, que se materializou no
disco seguinte.
A
faixa-título, “Breaking the Chains”, foi eleita a 62ª colocada
como melhor música de Hard Rock de todos os tempos, pelo canal de tv
VH1.
Embora
a banda tenha sido muito popular na Europa durante esse período,
eles ainda não haviam feito progressos comerciais nos Estados
Unidos. Revistas como a Kerrang! publicaram sobre o
Dokken no Reino Unido.
Tempos
conturbados
Com a ameaça de ter seu contrato com a Elektra Records encerrado, o
Dokken partiu para sua “última chance” com a gravadora,
literalmente, com as costas contra a parede.
Mas os problemas começariam a surgir.
Primeiro, o baixista Juan Croucier deixou o grupo para se juntar ao
Ratt, cuja carreira, estava prestes a decolar.
Em segundo, mas não menos importante: o guitarrista George Lynch
havia desistido e voltado à banda, várias vezes.
Era evidente, desde o início, uma incompatibilidade manifesta de
caráter entre Lynch e o vocalista Don Dokken, impedindo que ambos
trabalhassem juntos e, mais de uma vez, deflagrassem uma hostilidade
aberta.
Durante as idas e vindas de Lynch, Don Dokken testou outros
guitarristas, incluindo Warren DeMartini, o qual, mais tarde, também
se juntaria ao Ratt. Paralelamente, Lynch fez uma audição
para a banda de Ozzy Osbourne, como possível substituto do
falecido Randy Rhoads, mas não foi selecionado. Assim, finalmente,
decidiu-se por permanecer com o Dokken após o lançamento de
Breaking the Chains nos EUA.
Para preencher a vaga de baixista, o gerente da Shrapnel Records,
Mike Varney, sugeriu a Don Dokken um membro de sua própria banda,
Cinema, chamado Jeff Pilson. Ele se juntou ao conjunto após
uma audição, em 1984.
George Lynch |
Criação
e Composição
George Lynch começou a juntar riffs de guitarra e outras ideias
musicais em um gravador de quatro canais, em sua casa, em 1983, logo
sendo acompanhado pelo baixista Pilson e pelo baterista Mick Brown.
Os três formaram uma equipe compositora coesa, a qual produziu
várias demos, incluindo letras e vocais. Don Dokken foi excluído
deste estágio criativo, trabalhando em músicas e letras por conta
própria ou com Pilson.
A balada “Alone Again” foi o resultado de uma colaboração de
Don com Pilson e é a reformulação de uma música escrita por
Dokken em 1975. Lynch se opôs a inclusão da música no futuro
álbum, pois ele não queria que o mesmo contivesse baladas, mas
finalmente foi convencido de outra forma.
De acordo com Don Dokken, a banda compôs 25 músicas neste período,
as quais foram reduzidas às 10 melhores.
Problemas
na produção
Antes da pré-produção começar, Don Dokken propôs, como produtor,
seu amigo alemão Michael Wagener, cujo currículo incluía obras com
Accept, Raven, Great White e a produção e
engenharia de Breaking the Chains.
Previsivelmente, a amizade de Wagener com Dokken e, mais importante,
a insatisfação de Lynch com o som do álbum de estreia, trouxeram a
rejeição da proposta do vocalista pelo resto da banda. A Elektra
Records selecionou o especialista Tom Werman para produzir o disco.
Tom já havia produzido trabalhos muito bem-sucedidos com nomes de
peso como Cheap Trick, Molly Hatchet, Ted Nugent.
Werman esteve presente nos ensaios, ajudando a selecionar e a
organizar as músicas antes da produção começar. A gravação do
álbum começou no Cherokee Studios, em Hollywood, na Califórnia,
contando com o engenheiro de som, Geoff Workman, cuja personalidade e
comportamento errático não se encaixavam facilmente com a direção
de Werman. Este relacionamento problemático foi o ingrediente que
faltava ao choque crescente de egos entre Lynch e Dokken. Tudo foi
ainda extremamente exacerbado pelo abuso de cocaína e álcool por
músicos e técnicos.
Tentando apagar incêndios, Werman estabeleceu um horário de
trabalho para que evitasse a presença simultânea do guitarrista e
do vocalista no estúdio, com a gravação de Don com o resto da
banda no final da manhã e à tarde; e do guitarrista à noite. Este
arranjo foi mantido por toda a permanência de George Lynch na banda,
já que ele e Dokken nunca trabalharam juntos em um estúdio de
gravação.
Jeff Pilson |
Após algumas semanas de trabalho, a situação explodiu quando Lynch
rejeitou violentamente os apelos de Werman para alguns de seus solos
de guitarra e, por fim, recusou-se a trabalhar novamente com o
produtor.
Werman se encheu daquilo tudo, desistiu e partiu para férias de
verão com sua família, fazendo com que Don Dokken solicitasse
novamente a contratação de Michael Wagener para completar as
gravações e mixar as faixas.
Apesar do acordo entre Werman e Burnstein sobre o envolvimento de
Wagener, o resto da banda continuou a recusá-lo, comprometendo o
lançamento do disco.
O vocalista expressou suas preocupações aos executivos do selo e
pediu a eles que interviessem e trouxessem Wagener para finalizar o
álbum. A Elektra acabou atendendo o pedido de Dokken, mas também
contratou o produtor britânico Roy Thomas Baker, famoso por seu
trabalho com Queen, Journey e The Cars - e por
seu estilo de vida hedonista.
A principal tarefa de Baker foi manter a banda em controle e ocupada,
enquanto Wagener gravava os vocais principais à noite, além de
mixar o álbum, ajudado secretamente por Dokken.
A produção também superou o desaparecimento súbito e inexplicado
de Lynch, por uma semana, e terminou a gravação e mixagem em agosto
de 1984.
A musicalidade do álbum varia entre faixas rápidas e agressivas e
baladas pop e melódicas, representando uma transição do Heavy
Metal clássico para o Glam Metal mais comercial.
Vamos às faixas:
WITHOUT WARNING
"Without Warning" possui menos de 2 minutos e serve como introdução para o álbum.
TOOTH AND NAIL
"Tooth and Nail" é uma faixa que vai direto ao ponto, sem muitos rodeios e nem muito alarde. O ritmo é rápido, o andamento veloz e o peso está presente. A sonoridade é praticamente um Heavy Metal, com grande trabalho do baterista Mick Brown e do guitarrista George Lynch.
A letra pode inferir o momento pelo qual a banda passava:
Last generation, reckless and free
Up against the odds
Thoughts of revenge are going through me
Fate lies in the cards
JUST GOT LUCKY
Já em "Just Got Lucky", a banda aposta no Hard Rock com bastante pegada oitentista, com presença de teclados e um refrão bastante pegajoso, no bom sentido do termo. O baixo de Jeff Pilson dita o ritmo e Don Dokken capricha nos vocais.
A letra fala de um relacionamento conturbado:
Now that is over and I've seen right through
Not looking back again I'll start anew
Was making love to you such a wasted time
Maybe I love you, still, I'll get you off my mind
“Just Got Lucky” foi lançada como single, mas não obteve maior
repercussão nas principais paradas de sucesso.
Há um fato curioso sobre “Just Got Lucky”.
Em 1985, enquanto o Dokken e a banda Dio estavam fazendo shows no
Havaí, o grupo decidiu filmar um videoclipe para o single “Just
Got Lucky”.
O conjunto gostaria de filmar o solo de guitarra de Lynch em cima de
um vulcão ativo. Durante a filmagem, a atividade sísmica se
desenvolveu e o vapor começou a se intensificar, dificultando a
respiração de George.
O guitarrista, posteriormente, afirmou que podia sentir o calor
através dos sapatos, mas continuou tocando. À medida que a noite
caiu, os guardas do parque vieram avisar a banda e a tripulação que
precisavam sair imediatamente.
Eles estavam no avião quando o vulcão, mais tarde, entrou em
erupção e a equipe de filmagem passou cerca de uma hora dando
voltas acima dele para imagens extras.
HEARTLESS HEART
"Heartless Heart" mantém a pegada Hard Rock/Glam Metal, contando com um ritmo cadenciado, mas com peso na medida certa. O riff base da canção é excelente, em outro trabalho muito bom de George Lynch. Os Backing Vocals são muito bem construídos.
A letra fala sobre uma garota:
You got a heartless heart
Got a heart of stone
You got a heartless heart
And it's just gonna bring you down
Got a heart of stone
You got a heartless heart
And it's just gonna bring you down
DON'T CLOSE YOUR EYES
Outra vez soando pesado e intenso, é desta maneira que o Dokken aparece em "Don't Close Your Eyes". A guitarra de George Lynch está ainda mais destacada, com bastante distorção e seu timbre inconfundível. A seção rítmica aplica ainda mais peso à música, em um dos grande momentos do disco.
A letra menciona estado de vigilância:
Just a shadow in the dark, you've seen this face before
Is it just a fantasy, is he coming back for more
Out in the alleyways, there is no second chance
Moving up behind you, you've lost the game at last
Is it just a fantasy, is he coming back for more
Out in the alleyways, there is no second chance
Moving up behind you, you've lost the game at last
WHEN HEAVEN COMES DOWN
Um Hard Rock de primeiríssimo nível é o que apresenta a poderosa "When Heaven Comes Down". Embora bastante lenta, o riff principal da faixa exala um peso absurdo, em um trabalho fabuloso de George Lynch e da seção rítmica formada por Brown e Pilson. A 'cereja do bolo' é a soberba atuação vocal de Don Dokken. Canção fabulosa!
A letra possui um fundo religioso:
Ashes to ashes, sorrow and shame
Look at the future again
Angels in heaven walking the streets
Searching for someone to blame
Look at the future again
Angels in heaven walking the streets
Searching for someone to blame
INTO THE FIRE
Já "Into the Fire", continua com a sonoridade Hard Rock, mas em uma abordagem que conta com uma melodia mais maliciosa ao invés de apostar exclusivamente no peso. Outra vez os trabalhos de Lynch e Don são muito acima da média. Música bem legal!
A letra é em tom de decepção:
Take me back where I came from
Don't wanna see your face no more
You broke my heart, now it's not the same
I'm falling, again
I'm falling, again
Into the fire
Don't wanna see your face no more
You broke my heart, now it's not the same
I'm falling, again
I'm falling, again
Into the fire
Lançada como single, “Into the Fire” não repercutiu nas
principais paradas de sucesso desta natureza.
BULLETS TO SPARE
Nesta canção, o Dokken segue a aposta em uma sonoridade Hard Rock, com uma dose consideravelmente de peso, sendo guiado pela brilhante guitarra de George Lynch. O ritmo é mais cadenciado, mas a música soa bem pesada e a bateria de Brown é muito presente. Excelentes vocais de Don Dokken.
A letra pode ser interpretada como sedução:
My barrel's ready
My hand is steady
Tonight I'm ready for fun
I got my finger
It's on the trigger
Another night on the run
My hand is steady
Tonight I'm ready for fun
I got my finger
It's on the trigger
Another night on the run
ALONE AGAIN
"Alone Again" é certamente a balada do álbum, mas sua abordagem foge da mesmice, especialmente pela atuação soberba da guitarra de George Lynch, imprimindo sua marca mesmo nas passagens mais suaves. A faixa ainda conta com a melhor atuação vocal de Don Dokken no disco. Música incrível!
A letra fala sobre uma decepção amorosa:
Tried so hard to make you see
But I couldn't find the words
Now the tears, they fall like rain
I'm alone again without you
Alone again without you
Alone again without you
Alone again without you
But I couldn't find the words
Now the tears, they fall like rain
I'm alone again without you
Alone again without you
Alone again without you
Alone again without you
“Alone Again” é um dos grandes clássicos do Dokken.
Lançada como single, atingiu a 64ª posição da principal parada
norte-americana desta natureza.
Além disso, a faixa é presença constante nos shows e coletâneas
do conjunto ianque.
TURN ON THE ACTION
A décima - e última - faixa de Tooth and Nail é "Turn On the Action". O ritmo volta a ficar bem acelerado, com a seção rítmica imprimindo peso e velocidade à canção. Lynch, mais uma vez, brilha intensamente, fechando o álbum com chave-de-ouro!
A letra é em tom rebelde:
I'm looking over my shoulder
I'm running reckless thru the night
Forever young not getting older
Satisfaction guaranteed tonight
I'm running reckless thru the night
Forever young not getting older
Satisfaction guaranteed tonight
Considerações Finais
Tooth and Nail aumentou o nível de sucesso do Dokken e
se tornou um disco clássico do grupo. Atingiu a 49ª colocação da
principal parada norte-americana desta natureza.
O álbum foi lançado em 14 de setembro de 1984. O principal single
para sua promoção foi “Into the Fire”, o qual recebeu
suficiente cobertura das rádios, especialmente, entre outubro e
dezembro daquele ano.
O videoclipe da supracitada música também recebeu moderada exibição
na MTV dos Estados Unidos, aparecendo na trilha sonora do filme A
Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors, lançado em 1987. O
segundo single, “Just Got Lucky”, foi um tanto menos bem-sucedido,
embora havia sido suportado por um videoclipe dirigido por Wayne
Isham.
Tooth and Nail recebeu críticas principalmente positivas.
Paul Suter, em sua revisão para a revista britânica Kerrang!,
elogiou os vocais 'fortemente melódicos', de Don Dokken e o
'estridente e deslumbrante solo', de George Lynch.
Stephen Thomas Erlewine, do AllMusic, dá ao trabalho
uma nota 4 de 5 possíveis, ficando entusiasmado com a guitarra de
Lynch, afirmando que “não há um solo no álbum que não valha à
pena ouvir” e apreciou a voz de Don Dokken por tornar ainda mais
convincente o material “cliché”.
O renomado crítico musical Martin Popoff colocou o Dokken quase a
par com o Van Halen, tanto pela “sensação de show ao vivo” da
música quanto pelo “conflito acalorado entre guitarrista e
vocalista”.
Para apoiar o lançamento do disco, a banda começou uma longa turnê
pelos EUA, em 9 de outubro de 1984, no Texas. Durante a turnê, eles
estavam sendo banda de abertura para Twisted Sister e Y&T,
Dio e Kiss.
O Dokken encabeçou algumas datas com o Loudness e concluiu a turnê
em 10 de abril de 1985, em Syracuse, Nova York, abrindo para Sammy Hagar. Nos meses seguintes, eles cessaram as atividades ao vivo
para compor e gravar seu terceiro álbum de estúdio, Under Lock
and Key, o qual seria lançado em novembro de 1985.
“Alone Again” foi lançada como um single depois que a turnê
terminou e se tornou o maior sucesso da banda. A balada foi ajudada
pela forte rotação do videoclipe, dirigido por Isham, na MTV
americana, durante 1985, dando à banda o primeiro e maior sucesso na
Billboard Hot 100, a principal parada de singles dos EUA.
Tooth and Nail supera a casa de 1 milhão de cópias vendidas apenas
nos Estados Unidos.
Formação:
Don Dokken - Vocal
George Lynch - Guitarras
Jeff Pilson - Baixo, Backing Vocals
Mick Brown - Bateria
Faixas:
01. Without Warning (Dokken/Lynch/Pilson) - 1:35
02. Tooth and Nail (Brown/Lynch/Pilson) - 3:40
03. Just Got Lucky (Lynch/Pilson) - 4:35
04. Heartless Heart (Brown/Lynch/Pilson) - 3:29
05. Don't Close Your Eyes (Dokken/Lynch/Pilson) - 4:10
06. When Heaven Comes Down (Brown/Lynch/Pilson) - 3:35
07. Into the Fire (Dokken/Lynch/Pilson) - 4:27
08. Bullets to Spare (Brown/Dokken/Lynch/Pilson) - 3:35
09. Alone Again (Dokken/Pilson) - 4:20
10. Turn On the Action (Brown/Lynch/Pilson) - 4:43
Letras:
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/dokken/
O Dokken volta ao RAC depois de 5 anos, com o site abordando um de seus trabalhos mais importantes e significativos: o sensacional Tooth and Nail.
É impressionante e fundamental se levar em conta o momento pelo qual o grupo passava em 1984: com as costas contra a parede, ameaçado de perder o contrato com a gravadora e, só para piorar, com o agravamento da deterioração do relacionamento entre Don Dokken e George Lynch.
E é uma pena imaginar como o Dokken poderia ter voado ainda mais alto se suas duas principais forças criativas tivessem um relacionamento minimamente amigável. Tooth and Nail é uma amostra significativa da enorme capacidade da banda.
Claro que a cozinha formada pelo baterista Mick Brown e o baixista Jeff Pilson é mais que competente: é fator preponderante do sucesso do disco, imprimindo peso e ditando o ritmo das grandes canções que compõem o trabalho.
Don Dokken dá seu nome à banda e tem uma atuação irrepreensível em Tooth and Nail. Se não possui uma voz esplendorosa - e, para o site, não tem mesmo - ele compensa com uma interpretação emocionante e que a combina perfeitamente com a massa sonora.
Mas o grande destaque do álbum é mesmo o guitarrista George Lynch, com uma presença soberba. Riffs precisos e pesados, feeling monstruoso nos solos e uma sensibilidade melódica preciosa. Lynch é o responsável direto pela qualidade absurda das músicas que formam o disco.
Em termos de letras, estas, são bem simples. Valem uma conferida.
Tooth and Nail não possui nenhuma faixa mediana sequer. Aqui não há música de enchimento e sua qualidade é muito acima da média.
A metálica faixa-título se destaca pelo peso e intensidade absurdos. "Just Got Lucky" possui a cara dos anos 80, mas conta com o toque de midas de George Lynch. O guitarrista também conduz o Hard Rock certeiro de "Don't Close Your Eyes".
A balada pesada e estilosa chamada "Alone Again" é um dos pontos mais altos do disco. Mas o site elege a inacreditável "When Heaven Comes Down" como o ápice do trabalho, uma composição monumental!
Enfim, o Dokken é uma banda tremendamente subestimada, especialmente se se levar em conta a qualidade absurda dos membros que a compunham, qualidade esta refletida em seus álbuns. Tooth and Nail é uma amostra fiel do poder e da qualidade que o Hard Rock oitentista possuía. Álbum extremamente recomendado!
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