Britny Fox é o álbum de estreia da banda norte-americana de mesmo nome, claro, a Britny Fox. O lançamento oficial do disco aconteceu em 10 de junho de 1988, através do selo Columbia Records. As gravações ocorreram entre os anos de 1987 e 1988, no The Warehouse Studios, em Filadélfia, e no The House of Music, em New Jersey, ambos nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de John Jansen.
Antecedentes
O grupo Britny
Fox foi formado no ano de 1985, na cidade norte-americana de Filadélfia.
“Dizzy” Dean Davidson, vocalista e guitarrista, era o seu líder. O conjunto era
composto, então, por Billy Childs no baixo, Michael Kelly Smith (guitarra solo)
e Tony Destra (bateria), estes dois últimos, ex-integrantes da banda Cinderella.
E graças a estas conexões com o Cinderella, o Britny Fox conquistou um contrato com uma grande gravadora.
No entanto, quando as coisas estavam
começando a ficar boas para a banda, uma tragédia se abateu sobre os caras.
Tony Destra morreu em um acidente de carro em 1987.
O conjunto estava em uma turnê e assim
contrataram o baterista Adam West (também conhecido como Adam Ferraioli),
temporariamente, até contratarem um baterista, o qual se fixou no grupo, John
DiTeodoro (Johnny Dee), que havia sido o baterista da banda Waysted.
Em 1986, o grupo lançou a demo In America, com gravações que contavam
com a presença de Destra. Já em 1987, saiu outra demo, Rock Is Gonna Fight, com West nas baquetas.
Dean Davidson |
Álbum
de estreia
Com uma capa que contava com imagens dos
membros da banda, o conjunto lançou o disco de estreia em 10 de junho de 1988,
com a produção de John Jansen. O selo responsável foi a Columbia Records.
Michael Kelly Smith |
Vamos às faixas:
GIRLSCHOOL
“Girlschool” possui um riff principal bem
legal e a faixa aposta em um ritmo mais cadenciado, com doses medianas de peso.
A letra fala sobre uma garota:
Saddle shoes uniforms blue,
Love all the girls in the girlschool
Traffic jam in the hallway
Ooh i'm gonna stay this makes my day
“Girlschool” foi o segundo single para promoção
do disco, mas não atingiu as principais paradas de sucesso desta natureza.
LONG
WAY TO LOVE
“Long Way to Love” traz vocais menos
rasgados, embora o ritmo proposto seja o mesmo da primeira canção do álbum.
A letra fala
sobre amor:
I see the love deep in your eyes
You let the love, grow in my mind
In the morning sun, I see your face
I can feel your love and your embrace
“Long Way to Love” foi lançada como single,
mas sem maiores repercussões nas principais paradas de sucesso desta natureza,
alcançando a 100ª posição no ‘chart’ norte-americano.
KICK ‘N’ FIGHT
“Kick ‘n’ Fight” capricha ainda mais no
andamento mais arrastado – e também no peso – abusando da agressividade.
A letra pode ser interpretada como uma metáfora
sobre superação:
When your down and feeling low
and there ain't no place to go,
Just put your mind in second gear
say I'm out of here
When your friends bring you down
and there ain't no one around,
You
scream out loud
at the top all you want is out
SAVE
THE WEAK
“Save the Weak” é uma balada bem arrastada e
que deixa um pouco a desejar.
A letra fala
sobre compaixão:
Oh save, oh save
Save the weak
With a little love
That's all they need
“Save the Weak” foi o terceiro single
retirado do álbum, mas também não repercutiu nas principais paradas de sucesso
desta natureza.
FUN IN TEXAS
“Fun in Texas” é uma música bem típica de
Glam Metal, ou seja, um Hard/Heavy bem intenso.
A letra é uma ode ao Texas:
I love Texas oh I do, in Texas
Where the fun is, out in Texas
Where the fun is, out in Texas
ROCK REVOLUTION
“Rock Revolution” é uma verdadeira porrada,
bem intensa e com ótimos vocais.
A letra é uma reflexão como a mídia tem
preconceito sobre o Rock:
Some people got a chip on their shoulder,
about rock 'n' roll music
They put us right aside, cause their one track minds
They say we're loud and violent for this joke of a
system,
But yet they air violent shows about death, rape and
fighting too
DON’T HIDE
“Don’t Hide” é outra ótima canção, cadenciada
na medida certa, mas sem perder força e agitação.
A letra fala sobre apoio e superação:
You won with all the glory, you stood right by our
side
You don't need a place to hide
Don't hide, we're on your side, we'll stand by your
side
So don't hide
GUDBUY
T’JANE
Embora continue preferindo a versão original,
este cover de “Gudbuy T’Jane” é bem respeitável.
A letra brinca com uma jovem:
I said gudbuy t' Jane, gudbuy t' Jane
Get's a kick from her forties trip boots
Gudbuy t' Jane, gudbuy t' Jane
Has a maid to match up her suits
“Gudbuy T'Jane” é um cover da banda britânica
Slade, presente em seu segundo disco, Slayed?, de 1972.
IN AMERICA
“In America” é um outro bom Glam Metal,
construído através de um riff bem legal.
A letra fala sobre o espírito
norte-americano:
In America, the home of the free, the strong and the
weak
In America, a young child's heart just give 'em a
start
In America, the families we love the man up above
In America, a place we'll grow and grow to be old,
in
America
HOLD ON
“Hold On” encerra o álbum apostando mais no
metal, com uma cara bem de Judas Priest.
A letra tem conotação sexual:
Hold on, better hold on baby
Hold on, you make me sweaty
Hold on, you drive me crazy
Hold on, you look mean so sexy
Considerações
Finais
Mesmo sem singles que repercutissem nas
principais paradas, o álbum Britny Fox
atingiu a boa 39ª colocação na principal parada norte-americana de discos.
Jeremy Ulrey, do site AllMusic, dá ao álbum
uma nota 3,5 (em 5) refletindo que a banda tinha talento: “Uma das estreias
mais brilhantes a surgir no final dos anos 80, Britny Fox se estabeleceu desde
o início como contendoras contundentes, apenas para expor uma mandíbula de
vidro em lutas subsequentes. (...) Cada um dos meninos toca com suas forças
aqui, o que resulta em riffs e licks matadores de Michael Kelly Smith e uivos
apaixonados de Dizzy Dean Davidson”.
Já Derek Oliver, da revista Kerrang!, deu
nota máxima ao trabalho. Martin Popoff, em seu Collector's Guide to Heavy Metal,
deu uma nota 7 (em 10), ao disco.
Posteriormente, o álbum recebeu prêmios e foi
aclamado como uma obra relevante dentro do Glam Metal. A revista Rolling Stone
colocou o disco no 38º lugar na lista 50 Greatest Hair Metal Albums of All Time.
O LA Weekly elegeu o trabalho na 20ª posição da lista Chuck Klosterman's
Favorite Hair Metal Albums. Já o Metal Rules deixou Britny Fox na 44ª colocação de seus Top 50 Glam Metal Albums.
O álbum de estreia autointitulado da banda,
lançado em 1988, foi uma das estreias de maior sucesso da temporada 1988-89,
trazendo mais de 625 mil fãs para seus shows de abertura para o Poison e o Warrant.
O Britny
Fox também venceu o Reader's Choice Award da revista Metal Edge, de 1988,
como Melhor Banda Nova. Britny Fox
superou a marca de 500 mil cópias comercializadas.
Boys
in Heat, segundo álbum do grupo, sairia em 1989.
Formação:
"Dizzy" Dean Davidson - Vocal, Guitarra
base
Michael Kelly
Smith - Guitarra solo, Backing Vocal
Billy Childs - Baixo,
Backing Vocal
Johnny Dee - Bateria,
Backing Vocal
Músicos adicionais:
David Gibbins -
Teclados
Faixas:
01. Girlschool
(Davidson) - 4:39
02. Long Way to
Love (Davidson) - 4:54
03. Kick 'n'
Fight (Davidson/Destra) - 3:37
04. Save the
Weak (Davidson) - 5:30
05. Fun in Texas
(Davidson) - 4:27
06. Rock
Revolution (Davidson) - 4:40
07. Don't Hide
(Davidson) - 4:50
08. Gudbuy
T'Jane (Holder/Lea) - 4:26
09. In America (Davidson/Destra)
- 4:25
10. Hold On
(Davidson) - 3:30
Letras:
Para o conteúdo completo das letras,
recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/britny-fox/
Opinião
do Blog:
O Britny
Fox é um grupo pertencente à linhagem oitentista do Glam Metal, mas não das
mais conhecidas e aclamadas.
Para o Blog, este álbum de estreia, Britny Fox, é sim o trabalho mais
relevante do conjunto. A sonoridade proposta é mesmo o Glam Metal, ou seja, é
caminhando na tênue linha entre o Hard e o Heavy é que as composições são
constituídas.
Assim sendo, o destaque mais relevante do
trabalho é mesmo a guitarra de Michael Kelly Smith, com bons riffs e licks, e
solos bem consistentes. O vocalista Dean Davidson alterna entre vocais limpos e
rasgados, com resultados satisfatórios em ambos.
Um ponto que, se não chegar a atrapalhar o
resultado final, pode incomodar ouvidos mais seletivos: há, pelo menos para
este blogueiro, uma certa influência de Fly
On the Wall (do AC/DC) no disco,
seja pela sonoridade proposta, seja na produção/mixagem – o que é um ponto
negativo. Quem já ouviu o disco dos australianos e prestar atenção (especialmente
na bateria de Britny Fox) vai
perceber o que está se apontando.
Entretanto, o resultado final é superior
aqui, trazendo mais inventividade nas composições. As letras são um ponto
positivo, especialmente em “Rock Revolution”, a qual traz um tom crítico que,
se clichê, ao menos eleva o patamar do Glam Metal – que não é alto,
convenha-se.
O Blog indica como favoritas as ótimas “Kick ‘n’
Fight” e “Don’t Hide”.
Enfim, a estreia da banda Britny Fox vai agradar, certamente, fãs do estilo Glam Metal e ouvintes casuais que curtam – ou não rejeitem – este tipo de sonoridade. Bons riffs e doses generosas de intensidade são marcas fortes deste bom trabalho de estreia do grupo norte-americano.
Long way to love é uma excelente música
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