Truth é o álbum de estréia do guitarrista britânico chamado Jeff Beck. Seu lançamento original aconteceu em julho de 1968, através do selo Epic/EMI. As garvações se concentraram entre 14 e 26 de maio de 1968, nos estúdios Abbey Road, Olympic and De Lane Lea; todos em Londres, no Reino Unido. A produção ficou a cargo do lendário Mickie Most.
Hora do RAC tratar de um dos grandes nomes da história do Rock, o lendário Jeff Beck. Vai se abordar os antecedentes factuais da história antes de chegarmos às faixas do disco.
Antecedentes
O primeiro Jeff Beck Group foi formado em Londres, no início de 1967, e icontava com o guitarrista Jeff Beck, com o vocalista Rod Stewart e com o guitarrista Ronnie Wood, mas com os baixistas e os bateristas mudando regularmente.
Os primeiros baixistas foram Jet Harris e Dave Ambrose, com Clem Cattini e Viv Prince tentando tocar bateria. A formação passou por meses de mudanças de pessoal, notadamente nada menos que quatro bateristas antes de se decidirem por Aynsley Dunbar e mudarem Wood para o baixo. Esta formação passou a maior parte de 1967 tocando no circuito de clubes do Reino Unido e apareceu várias vezes na rádio BBC.
Beck assinou um contrato de gestão pessoal com o produtor musical e empresário Mickie Most, que não tinha interesse no grupo, mas apenas em Beck como um artista solo.
Durante 1967, a banda lançou três singles na Europa e dois nos Estados Unidos, o primeiro, "Hi Ho Silver Lining", sendo o mais bem sucedido, alcançando a 14ª posição na parada de singles do Reino Unido; ele incluía a instrumental "Beck's Bolero" como lado B, que havia sido gravada vários meses antes.
Beck |
A formação para essa sessão de “Beck’s Bolero” incluía o guitarrista Jimmy Page na guitarra base, John Paul Jones no baixo, Keith Moon na bateria e Nicky Hopkins no piano.
Frustrado porque a banda não estava tocando um blues rigoroso o suficiente para seu gosto, o baterista Dunbar saiu e foi substituído por Roy Cook para um show, antes de Stewart recomendar Micky Waller, um colega de banda dele no Steampacket. Waller tocou com a banda durante todo o ano de 1968 e início de 1969, e foi o baterista mais duradouro desta fase.
Peter Grant, um gerente de turnês na época, havia estado nos Estados Unidos com a New Vaudeville Band, e estava ciente do novo formato de rádio FM, voltado para shows e álbuns, que estava se desenvolvendo por lá. Agora era possível formar uma banda sem usar a fórmula do "single de sucesso".
Grant percebeu que a banda de Beck era ideal para este mercado e tentou várias vezes comprar o contrato com Beck do Mickie Most, que se recusou a deixar o guitarrista ir embora. No início de 1968, a banda estava pronta para desistir e, novamente, para seu crédito, Grant os convenceu a não se separarem e reservou uma curta turnê nos EUA para eles.
Beck é citado como tendo dito "Nós estávamos literalmente reduzidos a uma muda de roupa cada". A primeira parada que Grant garantiu para eles foi na cidade de Nova York, para quatro shows no Fillmore East, onde eles tocaram com o Grateful Dead. Eles, aparentemente, tomaram a cidade de assalto. O New York Times publicou o artigo de Robert Shelton: "Jeff Beck Group Cheered in Debut", com a assinatura "British Pop Singers Delight Fillmore East Audience" proclamando que Beck e seu grupo haviam ofuscado o Grateful Dead.
As críticas do The Boston Tea Party foram tão boas ou melhores: "No momento em que ele chegou ao seu último número ... (os fãs) estavam em um estado de pandemônio que não tinha sido visto desde que os Beatles chegaram à cidade. ." Quando eles terminaram a turnê no Fillmore West de San Francisco, Peter Grant garantiu um contrato para um álbum com a Epic Records.
A banda rapidamente retornou à Inglaterra para gravar o álbum Truth (como Jeff Beck).
O álbum
Depois de deixar o Yardbirds no final de 1966, Jeff Beck lançou três singles comerciais, dois em 1967 apresentando-se nos vocais e um sem vocais em 1968. Todos foram sucessos na parada britânica de singles, e todos foram caracterizados por canções destinadas à parada pop no lado A (a mando do produtor Mickie Most).
Canções baseadas em hard rock e blues foram apresentadas nos lados B, e para a música do álbum, Beck optou por seguir o último caminho.
As sessões de gravação do álbum ocorreram durante quatro dias, 14–15 de maio e 25–26 de maio de 1968. Nove faixas ecléticas foram tiradas dessas sessões, incluindo covers de "Ol' Man River", de Jerome Kern, a melodia do período Tudor "Greensleeves" e "Morning Dew", de Bonnie Dobson, um single de sucesso de 1966 do Tim Rose.
Beck adicionou dois blues gigantes de Chicago, ambas canções de Willie Dixon - "You Shook Me" eternizada por Muddy Waters e "I Ain't Superstitious", por Howlin' Wolf.
O álbum começa com uma música da antiga banda de Beck: "Shapes of Things". Três originais foram creditadas a "Jeffrey Rod", um pseudônimo para Beck e Stewart, todas reformulações de canções de blues anteriores: "Let Me Love You" a canção de mesmo título de Buddy Guy; "Rock My Plimsoul" de "Rock Me Baby" de B.B. King; e "Blues Deluxe" semelhante a outra música de B.B. King, "Gambler's Blues".
"Plimsoul" já havia sido gravada para o lado B do single "Tallyman", de 1967, e a décima faixa, uma instrumental com Jimmy Page, John Paul Jones, Keith Moon e o futuro pianista do grupo de Beck, o grande Nicky Hopkins, chamada "Beck's Bolero" , foi editada e remixada para estéreo do lado B de "Hi Ho Silver Lining". Devido a conflitos contratuais, Moon foi creditado no álbum original como "You Know Who".
Vamos às faixas:
SHAPES OF THINGS
A canção faz bem a fusão do Blues com o Hard Rock em um grande trabalho de Beck nas guitarras.
A letra fala sobre transformação:
Shapes of things before my eyes,
Just help me to despise.
Will time make men more wise?
A faixa é um cover da canção lançada originalmente pelos Yardbirds.
LET ME LOVE YOU
Um Beck infernal e uma atuação impecável de Stewart fazem desta uma das melhores canções do álbum.
A letra fala sobre uma mulher:
(Over here)
Let me love you baby,
You're drivin' my poor heart crazy.
MORNING DEW
“Morning Dew” é mais lenta, mas com guitarras bem distorcidas.
A letra explana sobre tristeza:
Thought I heard a young girl crying.
Thought I heard a young girl crying.
You did not hear no young girl crying.
You did not hear no young girl crying.
Esta é uma versão cover para uma canção composta pela canadense Boonie Dobson.
YOU SHOOK ME
A incrível versão para “You Shook Me” possui o piano de Nick Hopkins simplesmente infernal.
A letra é divertida:
I have a bird that whistles
And I have birds that sing
I have a bird that whistles
And I have birds that sing, ha ha ha ha ha ha
I have a bird, won't do nothing, ohhhhh
Oh oh, buy a diamond ring, yeah
Este é mais um cover para uma canção originalmente composta pelo lendário Willie Dixon.
OL’ MAN RIVER
O grande destaque de “Ol’ Man River” são os vocais de Rod Stewart.
A letra menciona um homem experiente:
You and me, we sweat and toil,
Our bodies all achin' and racked with pain, now listen!
Lift that bar, you'd better, tote that bail,
And if ya' get a little drunk,
You'll land in jail.
Trata-se de outra versão, desta feita para a composição “Ol’ Man River”, escrita para um musical.
Jeff Beck |
GREENSLEEVES
Pequena faixa instrumental, introspectiva, com Beck ao violão.
ROCK MY PLIMSOUL
Nesta composição, a banda traz novamente o Blues e o Hard Rock em conjunto.
A letra tem teor sexual:
You can roll me, just like they roll the wagon wheel
Way down in the country
Keep on rollin' me baby, roll me all night long
You know, you can shake, rattle, and roll me
till my back it ain't got a bone
And I won't mind that! Yeah!
BECK’S BOLERO
“Beck’s Bolero” é uma intensa e brilhante canção instrumental.
BLUES DELUXE
Beck, Stewart e Hopkins brilham intensamente na sensacional “Blues Deluxe”, uma faixa que beira os 8 minutos de um Blues Rock soberbo.
A letra fala sobre sofrimento por amor:
I sit here in my lonely room,
Tears flowing down my eyes.
As I sit here in my lonely room,
Tears flowing on down my eyes,
I wonder how you could treat me so low-down and dirty.
You know what? Your heart must be made out of iron,
And it ain't no lie.
I AIN’T SUPERSTITIOUS
A música que encerra o disco é pesada e intensa.
A letra é bem divertida:
Ain't superstitious,
black cat crossed my trail.
I ain't superstitious,
but a black cat crossed my trail.
Bad luck ain't got me so far,
and I won't let it stop me now.
The dogs begin to bark,
all over my neighborhood.
And that ain't all.
Dogs begin to bark,
all over my neighborhood.
Trata-se de outro cover do grande Willie Dixon.
Considerações Finais
Embora não tenha repercutido na parada britânica, Truth atingiu a 15ª colocação na Billboard 200.
Resenhando para a Rolling Stone, em 1968, Al Kooper chamou Truth de um "clássico" e uma versão contemporânea do Blues Breakers, de 1966, com Eric Clapton.
Ron Wood |
Truth
desde então tem sido considerado um trabalho seminal do heavy metal
por causa de seu uso do blues em direção a uma abordagem hard rock.
A revista Classic Rock classificou Truth em oitavo lugar em sua lista dos 30 maiores álbuns britânicos de blues rock.
Em
10 de outubro de 2006, a Legacy Recordings remasterizou e relançou o
álbum em CD com oito faixas bônus, incluindo dois takes anteriores
de "You Shook Me" e "Blues Deluxe", a última sem
os aplausos em overdub.
As faixas de Truth foram gravadas em duas semanas, com overdubs adicionados no mês seguinte. A maioria estava ocupada com outros projetos na época e delegou a maior parte do trabalho a Ken Scott, que basicamente gravou a banda tocando seu set ao vivo no estúdio.
O amplificador de Beck era aparentemente tão alto que foi gravado de dentro de um armário. A formação extra para essas sessões incluía John Paul Jones no órgão Hammond, o baterista Keith Moon e Nicky Hopkins ao piano.
O grupo principal, anunciado como "Jeff Beck Group", retornou aos EUA para uma turnê para promover o lançamento de Truth. O fã de longa data de Beck, Jimi Hendrix, tocou com a banda no Cafe Wha durante esta e suas próximas turnês.
Eles
embarcaram em sua terceira turnê em dezembro de 1968 com Hopkins
que, embora com problemas de saúde, decidiu que queria tocar ao
vivo. Ele aceitou o convite de Beck, mesmo tendo recebido mais
dinheiro do Led Zeppelin.
Mesmo com suas melhores intenções, a última etapa da turnê foi interrompida por doença. Beck então adiou uma quarta turnê nos Estados Unidos em fevereiro de 1969. Isso também porque ele sentiu que eles não deveriam continuar tocando o mesmo material sem nada de novo para acrescentar.
Novo material foi escrito, Waller foi substituído pelo baterista Tony Newman e Wood foi demitido, apenas para ser recontratado quase imediatamente. O sucesso de Truth despertou novo interesse de Most e eles gravaram um novo álbum: Beck-Ola, de 1969.
Formação:
Jeff Beck – Guitarras, Violão em "Greensleeves"; Baixo em "Ol' Man River"; Vocal em "Let Me Love You"
Rod Stewart – Vocal
Ronnie Wood – Baixo
Micky Waller – Bateria
Músicos Adicionais:
John Paul Jones – Baixo em "Beck's Bolero"; Hammond em "Ol' Man River" e "You Shook Me"
Nicky Hopkins – Piano em "Morning Dew", "You Shook Me", "Beck's Bolero" e "Blues Deluxe"
"You Know Who" (Keith Moon) – Bateria em "Beck's Bolero"; Timpani em "Ol' Man River"
Faixas:
01. Shapes of Things (McCarty/Relf/Samwell-Smith) - 3:22
02. Let Me Love You (Beck/Stewart) - 4:44
03. Morning Dew (Dobson) - 4:40
04. You Shook Me (Dixon/Lenoir) - 2:33
05. Ol' Man River (Kern/Hammerstein II) - 4:01
06. Greensleeves (Traditional) - 1:50
07. Rock My Plimsoul (Beck/Stewart) - 4:13
08. Beck's Bolero (Page) - 2:54
09. Blues Deluxe (Beck/Stewart) - 7:33
10. I Ain't Superstitious (Dixon) – 4:53
Letras:
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/jeff-beck/#I
Opinião do Blog:
Apesar de ser creditado como Jeff Beck, não se engane: Truth é a estreia do Jeff Beck Group.
Claro, Jeff Beck é o protagonista com seu talento indiscutível e abordagem única na forma de tocar guitarra e este talento está explícito por todo o álbum. Contudo, Beck divide seu protagonismo.
Rod Stewart, um vocalista simplesmente espetacular, empresta sua poderosa e inconfundível para elevar ainda mais as possibilidades das canções, transmitindo intensidade para as músicas. Nas faixas em que aparece, o extraordinário Nick Hopkins também brilha intensamente.
Desta forma, a banda traz para o Blues uma veia pesada, em uma espécie de ‘proto-Hard Rock’, dando um passo à frente no caminho em que Yardbirds, Cream e Hendrix haviam iniciado.
Entre faixas memoráveis temos “Let Me Love You”, a versão inacreditável para “You Shook Me” e nossa preferida, “Blues Deluxe”. Mas não há nenhuma canção descartável no disco.
Enfim, a estreia de Jeff Beck (e do Jeff Beck Group) é um dos grandes álbuns da história do Rock e apontava para o futuro do estilo na década seguinte. Com um timaço de músicos de primeira, Truth é um registro único de vários talentos virtuosos em favor da música.
Disco simplesmente sensacional. Beck é, para mim, o maior guitarrista vivo do rock - e o segundo maior de todos os tempos, perdendo apenas para Hendrix - e "Truth" é o pioneiro do heavy metal britânico. Só não é o primeiro disco do gênero porque o álbum de estreia do Blue Cheer veio antes! Ouvi o vinil até quase gastar, depois comprei um twofer com Beck-Ola - que também ouvi à exaustão, e agora estou na reedição com os bônus. Não dá para dizer que seja o melhor disco do Jeff Beck porque ele tem muitas fases na carreira, mas não faz nada feio.
ResponderExcluirEu tendo a seguir aqueles que regimentam o marco zero do Metal como a estreia do Black Sabbath, mas, evidentemente, outras bandas já tocavam bem pesado antes deles. Acho o Beck genial, mesmo. Obrigado pelo comentário, amigo! Abraço.
Excluir...entre os clássicos que tenho por aqui, esse é o meu Clásico preferido!
ResponderExcluirValeu pelo registro. Saudações!
Excluir