First Step é o álbum de estreia da banda britânica chamada Faces. O seu lançamento oficial aconteceu em Fevereiro de 1970, com as gravações ocorrendo entre dezembro de 1969 e janeiro do ano seguinte, no De Lane Lea Studios, em Londres, no Reino Unido. O selo responsável foi o Warner Bros. e a produção ficou por conta da própria banda.
Em 24 de maio de 1968, a banda britânica Small Faces lançava seu terceiro álbum de estúdio, o consagrado Ogdens' Nut Gone Flake. O grupo era formado pelo vocalista e guitarrista Steve Marriott, o baixista Ronnie Lane, o tecladista Ian McLagan e o baterista Kenney Jones.
No final de 1968, Marriott deixou oficialmente a banda, saindo do palco durante um show ao vivo na véspera de Ano Novo gritando "Eu desisto". Citando frustração com o fracasso em romper com sua imagem pop e sua incapacidade de reproduzir o material mais sofisticado adequadamente no palco, Marriott já estava olhando para uma nova banda, que seria a Humble Pie, com Peter Frampton.
Um álbum pós o final da banda, The Autumn Stone, foi lançado no final de 1969, que incluiu uma rara apresentação ao vivo e uma série de faixas inéditas gravadas para um quarto álbum.
Mas as coisas caminhariam para os três membros remanescentes do Small Faces: Ian McLagan, Ronnie Lane e Kenney Jones. Rod Stewart e Ronnie Wood iriam se juntar aos caras.
A primeira colaboração entre os membros futuros do Faces foi em uma formação chamada Quiet Melon, que também apresentava o irmão mais velho de Wood, Art Wood, e Kim Gardner; eles gravaram quatro músicas e fizeram alguns shows em maio de 1969, durante uma pausa nos compromissos de Ronnie Wood e Rod Stewart, os quais faziam parte do The Jeff Beck Group.
Em meados de 1969, Wood e Stewart se separaram de Beck e se juntaram a Lane, McLagan e Jones em tempo integral. Antes de qualquer lançamento da nova formação do Faces, Wood e McLagan apareceram no primeiro álbum solo de Rod Stewart naquele mesmo ano, An Old Raincoat Won't Ever Let You Down.
Com a adição de Wood e Stewart, a parte "pequena" (Small) do nome original da banda foi descartada, em parte porque os dois recém-chegados eram significativamente mais altos do que os três ex-Small Faces.
Na esperança de capitalizar o sucesso anterior dos Small Faces, os executivos da gravadora queriam que a banda mantivesse seu antigo nome; no entanto, a banda se opôs, argumentando que as mudanças de pessoal resultaram em um grupo muito diferente dos Small Faces. Entretanto, como um compromisso, nos Estados Unidos, seu álbum de estreia foi creditado aos Small Faces, enquanto os álbuns subsequentes apareceriam com seu novo nome.
First Step é o álbum de estreia do grupo britânico Faces lançado em 27 de março de 1970 e que foi gravado entre dezembro de 1969 e janeiro do ano seguinte no De Lane Lea Studios, em Londres, na Inglaterra.
A capa do álbum mostra Ronnie Wood segurando uma cópia do tutorial de guitarra seminal de Geoffrey Sisley, chamado First Step: How to Play the Guitar Plectrum Style.
Embora o álbum tenha sido gravado após a formação oficial do grupo e assinatura de seu contrato com a Warner Bros. Records, no segundo semestre de 1969, os membros da banda ensaiaram, apresentaram-se e gravaram juntos em diferentes oportunidades desde maio daquele ano.
Com mais de 46 minutos, First Step é o trabalho mais longo da banda e, bem possivelmente, o mais democrático dos lançamentos do Faces, destacando os talentos da banda como um todo e permitindo a cada membro pelo menos um crédito de compositor, em oposição ao domínio estabelecido por Stewart e sua parceria de composição com Wood conforme a carreira da banda progrediu.
WICKED MESSENGER
O Hammond de Ian McLagan domina nesta interessante versão de “Wicked Messenger”, agressiva e intensa.
A letra é de inspiração bíblica:
There was a wicked messenger
from Eli he did come,
With a mind that multiplied
the smallest matter
When questioned who had sent for him
he answered with a thumb.
For his tongue it could not speak, but only flatter
Trata-se de um cover para uma canção originalmente composta por Bob Dylan.
DEVOTION
“Devotion” é mais intimista e lenta, com ótima atuação de Stewart nos vocais.
A letra possui um sentido de fé:
Everywhere you sing in everything,
And i try by remembering
All the things that you said to me,
From within all you did for me.
Just one word
SHAKE, SHUDDER, SHIVER
Nesta canção, o flerte com o Hard Rock setentista é mais intenso e a faixa é dominada pelas guitarras.
A letra possui um sentido de inconformação:
I cried to my father and my mother,
There's no justice divine,
I wonder when i get mine.
'cause i'm so sick and tired of waitin' for the lord
STONE
Ronnie Lane domina os vocais em uma faixa que é mais voltada ao Folk e ao Country, acústica e tranquila.
A letra retrata uma formação:
Once I was a stone many years ago
Into a pool was thrown many years ago
Time passed by, the pool ran dry, excavated was I
And tempered and beat in a fiery heat
By the hand of a man, who's name was Dan
Dan the blacksmith
AROUND THE PLYNTH
“Around the Plynth” possui um caráter maior de improviso, um certo espírito de Jam Session.
A letra possui um certo amargor:
Got a fear of death that creeps on every night.
I know I won't die soon, but then again I might,
Water down the drain, I'm wasting away.
Doctors can't help the ghost of a man that's me
Esta canção foi um dos singles do álbum, mas não repercutiu nas principais paradas de sucesso desta natureza.
FLYING
“Flying” é intensa, possui boa dose de peso intercalado a trechos mais intimistas, sendo uma ótima canção.
A letra é uma ode à liberdade:
Can ya' blame me for feeling homesick
'cause i've been away such a very long long time
I served a while in the county jail
Five years for being hungry tired and poor
“Flying” foi o principal single do álbum, mas também não repercutiu em termos das principais paradas de sucesso.
PINEAPPLE AND THE MONKEY
Interessante canção instrumental, com destaque para as guitarras e teclados.
NOBODY KNOWS
Embora belíssima e de grande potencial, os vocais de Ronnie Lane arruínam a faixa.
A letra é bem depressiva:
Nobody comes and nobody goes
No one is happy, and no one has woes
Everything lasting, ever the same
Nothing is ending, nothing can change
LOOKING OUT THE WINDOW
Outra boa faixa instrumental e que flerta bastante com o Hard Rock.
THREE BUTTON HAND ME DOWN
Faixa mais contida, com ótima presença do baixo e dos vocais de Rod.
A letra possui certo sentido de confiança no eu lírico:
He said, "Others may come and others may go,
But that suit will be around wherever you're goin'"
Three button hand me down
Three button hand me down
Considerações Finais
First Step atingiu a 45a posição da principal parada britânica, conquistando a modesta 119a em sua correspondente norte-americana.
“Flying” foi lançada como single, uma composição creditada a Stewart, Lane e Wood, mas sem maiores repercussões em termos de paradas de sucesso.
A crítica especializada da época recebeu o disco de maneira morna, mas, com o passar do tempo, o álbum passou ter os seus méritos mais reconhecidos. Em fevereiro de 1971 sairia o segundo álbum do grupo, Long Player.
Formação:
Rod Stewart - Vocal, Gaita, Banjo (em 4)
Ronnie Lane - Baixo, Guitarra base e Violão, Backing Vocal, Vocal principal (em 4), Vocal Compartilhado (em 2, 3 & 8)
Ronnie Wood – Guitarra Solo, Guitarra base e Violão, Baixo (em 10), Backing Vocal
Ian McLagan - Hammond, Wurlitzer Piano, Backing Vocal
Kenney Jones - Bateria e Percussão
Faixas:
01 - Wicked Messenger (Bob Dylan) - 4:00
02 - Devotion" (Lane) - 4:48
03 - Shake, Shudder, Shiver (Lane/Wood) - 3:09
04 - Stone (Lane) - 5:33
05 - Around The Plynth (Stewart/Wood) - 5:45
06 - Flying (Lane/Stewart/Wood) - 4:10
07 - Pineapple and the Monkey (Wood) - 4:23
08 - Nobody Knows (Lane/Wood) - 4:05
09 - Looking Out the Window (Jones/McLagan) - 5:00
10 - Three Button Hand Me Down (McLagan/Stewart) – 5:30
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://www.letras.mus.br/faces/
Opinião do Blog:
A estreia do Faces é um daqueles ótimos álbuns que são menos referenciados que o Blog imagine que mereçam.
Há muito de uma visão menos justa para a mistura íntegra e inteligente que a banda faz aqui. As raízes sessentistas, mais na casa do Blues Rock, são trazidas pelos ex-integrantes do Small Faces enquanto a maior agressividade é oferecida por Stewart e Wood, advindos de sua esperiência com Jeff Beck.
Neste contexto, o Blues Rock é uma base, mas o disco traz elementos Folk, improvisação e um flerte deliberado com o Hard Rock. Claro, temos ótimos instrumentistas como McLagan, Wood e Lane, pra ficar no óbvio, mas o maior destaque individual, para o Blog, é a voz inacreditável de Rod Stewart.
E isto traz uma crítica ao trabalho: como uma faixa belíssima como “Nobody Knows” não traz Rod nos vocais? Para mim, não se justifica.
Como destaques, seguindo a tradição do Rock: Álbuns Clássicos, trazemos a beleza de “Nobody Knows” (apesar dos vocais), “Flying” e a versão matadora para “Wicked Messenger”.
Enfim, First Step merece ser apreciado por fãs de Rock de diversas vertentes, pois é um álbum que traz um mix de texturas diversificadas, dentro do Blues Rock, e também conta com um vocalista extraordinário. Altamente recomendado!
Postado, em partes, originalmente no portal Consultoria do Rock.
Um comentário que não fiz na Consultoria do Rock: li que Rod Stewart e Ronnie Wood deixaram o Jeff Beck Group porque estavam meio apavorados com o comportamento do chefe; Rod teria dito que, nos últimos shows, ele não conseguia olhar Jeff nos olhos. O fato é que o Jeff Beck Group estava escalado para tocar em Woodstock e o temperamento difícil do guitarrista acabou com a banda e com uma chance de ampliar sua exposição...
ResponderExcluirEu já vi essa história entre o Beck e os outros 2, mas não sei se é realmente verídica ou só boato.
Excluir