Texto originalmente postado na Consultoria do Rock 07/04/2024
Ready an’ Willing é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa Whitesnake, lançado em 23 de maio de 1980.
Lovehunter , o segundo trabalho do Whitesnake, foi lançado em outubro de 1979, alcançando a 29ª posição na principal parada britânica. O grupo iniciou uma turnê de apoio a Lovehunter em 11 de outubro de 1979, no Reino Unido, seguida por datas na Europa Continental. Depois de completar a primeira parte da turnê de Lovehunter , o Whitesnake imediatamente começou a trabalhar em seu terceiro álbum no Ridge Farm Studios, com Martin Birch mais uma vez atuando como produtor. As gravações ocorreram entre dezembro de 1979 e fevereiro do ano seguinte.
Foi o primeiro álbum do grupo a apresentar Ian Paice, na bateria, um antigo colega de David Coverdale (vocais) e de Jon Lord (teclados) no Deep Purple. Completavam o grupo os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody e o baixista Neil Murray.
A clássica canção “Fool for Your Loving” abre o disco com ritmo e peso, sendo muito contagiante. “Sweet Talker” é mais direta, um Hard Rock bem vigoroso. Uma das melhores – e talvez subestimada – canções do Whitesnake vem na sequência, “Ready an’ Willing”. “Carry Your Load” segue o ótimo padrão do disco, um Blues Rock encorpado, com ótima atuação de Coverdale nos vocais. “Blindman” recupera uma canção lançada anteriormente por Coverdale em seu primeiro álbum solo. A pesada “Ain’t Gonna Cry No More” traz Paice detonando nas baquetas e Lord com intervenções cirúrgicas. “Love Man” é ainda mais bluesy, sem abrir mão do peso, com as guitarras bem afiadas. Jon Lord é o principal destaque na ótima “Black and Blue”. “She's a Woman” encerra o disco com um Hard Rock vigoroso e bem azeitado.
Baseado em um vigoroso ‘Hard Blues Rock’, Ready an’ Willing é um dos melhores trabalhos do Whitesnake, legítimo representante da ótima fase que ficou conhecida como “Chapéu e Bigode”. Além do lançamento original da clássica “Fool for Your Loving”, o disco conta com faixas menos alardeadas, mas igualmente boas, como “Carry Your Load”, “Love Man” e “Black and Blue”. Contando com uma formação invejável, a fusão do Hard com o Blues é certeira, embalada pela atuação convincente de Coverdale nos vocais.
Alguns relançamentos em CD continham a faixa bônus “Love for Sale”. “Fool for Your Loving” (a qual seria regravada em Slip of the Tongue de 1989) foi lançada como single, atingindo a 13ª e a 53ª posições, respectivamente, nas paradas britânica e norte-americana de singles. Outro single foi “Ready an’ Willing”, que atingiu a 43ª colocação na parada britânica. “Sweet Talker” foi um single lançado apenas para o mercado dos EUA, sem maiores repercussões.
Ready an’ Willing foi o primeiro álbum do Whitesnake a fazer algum barulho nos Estados Unidos, atingindo a 90ª posição na Billboard 200. Já em casa, foi muito bem, com o 6º lugar na parada britânica, ultrapassando as 100 mil cópias vendidas, segundo estimativas. A revista Kerrang!, em 1989, colocou o álbum na 81ª colocação de sua lista dos 100 maiores álbuns de Heavy metal de todos os tempos.
O 1° ao vivo da banda Em suporte à Ready an’ Willing , o Whitesnake fez uma turnê pelos EUA pela primeira vez, com o Jethro Tull, e, naquele ano, o grupo excursionou com o AC/DC na Europa. Com o benefício de um single de sucesso, o público do Whitesnake no Reino Unido começou a crescer. Aproveitando o sucesso, a banda gravou e lançou o álbum duplo ao vivo Live… in the Heart of the City . O disco combinou novo material, gravado em junho de 1980, no Hammersmith Odeon, com o álbum Live at Hammersmith lançado anteriormente.
Live… in the Heart of the City conseguiu ser um sucesso ainda maior que Ready an’ Willing, alcançando o quinto lugar no Reino Unido. Posteriormente, este disco ganharia superaria a casa de 300 mil cópias vendidas. Na América do Norte, o álbum foi lançado como uma versão mais simples, excluindo o material ao vivo de 1978. O quarto álbum de estúdios, com a mesma formação do Whitesnake, seria lançado em abril de 1981, Come an’ Get It .
Track list
Fool For Your Loving Sweet Talker Ready An’ Willing Carry Your Load Blindman Ain’t Gonna Cry No More Love Man Black And Blue She’s A Woman
0 Comentários:
Postar um comentário