Condition Critical é o quarto álbum de estúdio da banda norte-americana Quiet Riot. Seu lançamento aconteceu em 27 de julho de 1984, através do selo Pasha. As gravações ocorreram naquele mesmo ano, nos estúdios Pasha Music House, em North Hollywood, nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Spencer Proffer.
Mais de uma década depois, o Quiet Riot retorna às nossas páginas.
Metal Health
O terceiro álbum de estúdios do Quiet Riot foi lançado em março de 1983, Metal Health.
Em 26 de novembro de 1983, o Quiet Riot se tornou a primeira banda de glam metal a ter um hit no top 5 e um álbum em primeiro lugar na mesma semana. Seu sucesso foi auxiliado em grande parte pela grande rotação do vídeo "Cum On Feel the Noize" na MTV americana.
Em apoio a Metal Health, o Quiet Riot fez uma turnê pela América do Norte coo banda de abertura do ZZ Top em sua Eliminator Tour em datas selecionadas em junho, julho e setembro de 1983, e do Black Sabbath em sua Born Again Tour de outubro de 1983 a março de 1984.
Condition Critical
Assim como o álbum anterior da banda, Condition Critical apresenta um cover do Slade como segunda faixa. Enquanto o álbum anterior incluía um cover de "Cum On Feel the Noize", este álbum contém "Mama Weer All Crazee Now".
As faixas "Party All Night" (também conhecidas como "Party All Nite") e "Mama Weer All Crazee Now" tiveram videoclipes feitos para elas, ambas recebendo alguma exibição na TV.
O mesmo homem com uma máscara de metal da capa de Metal Health está nesta capa, bem como em muitas das capas de álbuns subsequentes da banda, estabelecendo-o como o mascote da banda. O personagem também tem participações especiais em ambos os videoclipes mencionados anteriormente.
A faixa "Stomp Your Hands, Clap Your Feet" compartilha o título original nos Estados Unidos do álbum Old New Borrowed and Blue do Slade, de 1974.
SIGN OF THE TIMES
A faixa de abertura é divertida, sendo bastante simples e padrão do glam metal oitentista.
A letra traz um eu lírico querendo diversão:
Hey! Hey! Hey! Hey!
We're a sign of the times
Having fun ain't no crime
We're a sign of the times
Having fun all the time, yeah
MAMA WEER ALL CRAZEE NOW
O Quiet Riot acerta novamente em realizar uma divertida versão para um clássico do grande Slade.
A letra fala sobre bebidas alcoólicas:
Well don't stop now come on
Another drop now so come on
I want a lot now so come on
That's why
That's why
I say
A faixa, um cover do Slade, foi lançada como single e atingiu a 51ª colocação da principal parada norte-americana desta natureza. Foi o single principal para promoção do disco.
PARTY ALL NIGHT
A pegada festiva e descompromissada continua em “Party All Night”, especialmente em seu bom refrão.
A letra fala sobre diversão inconsequente:
Driving right way on the wrong side
A bit too much to drink
Women in the backseat
And they don't know what to think
They say I've lost my head
You'll probably end up dead
But they're too blind to see
What's a party to me, yeah, yeah, yeah, yeah
STOMP YOUR HANDS, CLAP YOUR FEET
A música traz um bom solo de Carlos Cavazo e segue o padrão do trabalho.
Novamente, a letra fala sobre diversão:
Mixed up kids lookin' for that night
They're gettin' high on everything in sight
Well alright
The music's pretty loud
Someone in the crowd
Think they're gonna cause us a riot
WINNERS TAKE ALL
Esta canção é uma balada que uso coro de vozes e um sentido mais contido.
A letra traz um conteúdo de autoconfiança:
Together we stand, we won't take no more
'Cause we're winners and winners take all
Together we stand, we won't take no more
'Cause we're winners and winners take all
Foi outro single lançado para promover o disco, mas não obteve maior repercussão.
CONDITION CRITICAL
“Condition Critical” é mais cadenciada e, ao mesmo tempo, mais pesada, em um flerte mais deliberado com o Heavy Metal.
A letra faz uma metáfora com o sentido de estado terminal:
Condition critical
I'm feeling physical
Condition critical
Not really cynical, yeah
SCREAM AND SHOUT
Pesada e direta, “Scream and Shout” possui um maior sentido de urgência, com bom resultado final.
A letra é simples:
I want more
(I want more)
So give it all
(Give it all)
RED ALERT
O trabalho das guitarras e da seção rítmica em “Red Alert” conferem um peso ideal para outra canção mais contida.
Outra vez, a letra é festiva:
Ho, ho, ho
Red alert
This house is a rockin'
Red alert
Tearin' the walls down
Red alert
No way to stop them
Red alert
Give me more, more, more, red alert
BAD BOY
A guitarra de Cavazo traz várias intervenções em “Bad Boy”, sendo o ponto alto da música.
A letra fala sobre um relacionamento:
Honey, it's only nasty
When it's nasty
And you know that it hurts
When it's right
(WE WERE) BORN TO ROCK
A derradeira faixa do disco traz uma musicalidade mais acelerada, que faz muito bem ao álbum.
A letra fala sobre o Rock:
All alone
The party's just begun
No boss to guard
This younger generation
Running out of time
With us there's no control
Rockin' is a crime
Boss man says, "No more"
Considerações Finais
Condition Critical não foi, nem de longe, tão bem-sucedido quanto seu antecessor, nem na reação dos fãs, nem nas vendas. No entanto, chegou ao 15º lugar na principal parada de álbuns dos EUA. Na parada britânica, ficou com a 71ª colocação.
O crítico da AllMusic, Stephen Thomas Erlewine, deu uma avaliação mista a positiva ao Condition Critical, afirmando que o cover da banda Slade, "Mama Weer All Crazee Now", a melhor faixa do álbum, dado o "gancho sólido" de seus riffs de guitarra. (Nota 3 em 5).
Embora bem-sucedido, foi uma decepção crítica e comercial. DuBrow começou a expressar sua opinião na imprensa de heavy metal de que muitas bandas da cena metal de Los Angeles deviam seu sucesso ao que ele via como as portas abertas pelo Quiet Riot. Em um ponto, ele até comparou sua banda aos Beatles. Os ataques verbais de DuBrow irritaram muitos dos contemporâneos musicais do Quiet Riot e afastaram os fãs.
Conforme declarado no programa Behind the Music, a atitude combativa do vocalista Kevin DuBrow em relação a jornalistas musicais e a colegas músicos de metal — por exemplo, ele comparou a revista Hit Parader a papel higiênico — foi sentida por outros membros da banda e por seu produtor como tendo prejudicado as críticas relativas ao álbum. DuBrow posteriormente expressou arrependimento.
Em uma entrevista à BraveWords, de 2019, o baterista Frankie Banali explicou uma possível razão para o álbum não ser tão forte musicalmente quanto seu antecessor: "Assim que voltamos para Los Angeles após a turnê, a gravadora queria que voltássemos direto para o estúdio para gravar outro disco — com a velha mentalidade de 'atacar enquanto o ferro está quente'. Então, não estávamos bem descansados, e teríamos sido mais bem servidos se tivéssemos tempo para realmente absorver o ano anterior e então entrar renovados e fazer outro disco. Mas simplesmente não tínhamos escolha no assunto."
Apesar de tudo, Condition Critical super a casa de 1 milhão de cópias vendidas.
Formação:
Kevin DuBrow – Vocal
Carlos Cavazo – Guitarras
Rudy Sarzo – Baixo
Frankie Banali – Bateria
Músicos Adicionais:
Chuck Wright – Backing vocals
Randy Bishop – Backing vocals
Faixas:
01. Sign of the Times (DuBrow/Cavazo) - 5:03
02. Mama Weer All Crazee Now (Holder/Lea) - 3:38
03. Party All Night (DuBrow) - 3:32
04. Stomp Your Hands, Clap Your Feet (DuBrow) - 4:38
05. Winners Take All (DuBrow) - 5:32
06. Condition Critical (DuBrow/Cavazo/Banali) - 5:02
07. Scream and Shout (DuBrow/Cavazo/Sarzo) - 4:01
08. Red Alert (DuBrow) - 4:28
09. Bad Boy (DuBrow) - 4:21
10. (We Were) Born to Rock (DuBrow) - 3:34
Letras:
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://genius.com/albums/Quiet-riot/Condition-critical
Opinião do Blog:
Demorou mais de uma década para que o Quiet Riot retornasse ao Blog, desta feita com outro de seus trabalhos mais importantes.
É bem nítido, ao menos para este escritor, que o grupo tentou repetir a fórmula que o levou ao panteão dourado no ano anterior. Mas, de fato, embora até entendível, ela se revelou ineficiente.
Condition Critical não possui o brilho de Metal Health e traz algumas canções bem medianas e com letras absurdamente repetitivas, como “Sign of the Times”, “(We Were) Born to Rock” e, principalmente, a terrível “Stomp Your Hands, Clap Your Feet”.
Entretanto, quando acerta, Condition Critical é de um nível bem elevado. A versão inspirada de “Mama Weer All Crazee Now” é divertidíssima. O sentido urgente de “Scream and Shout” agrada bastante e a faixa-título, praticamente um Heavy Metal clássico, é uma das melhores composições do grupo.
Desta forma, pesando prós e contras, Condition Critical possui um saldo positivo, pois, quando ele brilha, o disco vai muito bem e supera seus pontos fracos. Trabalho recomendado para fãs de Glam Metal.
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