Accident of Birth é o quarto álbum de estúdios do cantor e compositor britânico Bruce Dickinson. Seu lançamento oficial ocorreu em 3 de junho de 1997, através dos selos Raw Power/Castle (UK), CMC International (US) e Victor (Japan). As gravações aconteceram no ano de 1997, nos Silver Cloud Recording e nos Sound City Studios, na Califórnia, Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Roy Z.
Hora da carreira solo do Bruce Dickinson retornar ao Blog após 14 anos.
Antecedentes
Depois que a turnê de apoio ao Balls to Picasso (1994) terminou, ele começou a trabalhar em um novo disco de estúdio, Skunkworks. Dickinson decidiu que Skunkworks seria o título da banda também, mas a gravadora se recusou a lançar o álbum sem seu nome na capa.
Dickinson contratou o produtor Jack Endino, mais conhecido por produzir o primeiro álbum do Nirvana. A entidade "Skunkworks" (1995) deixou de existir quando a turnê terminou. "Fiquei arrasado com a coisa do Skunkworks", declarou Dickinson, "Skunkworks foi um disco que eu me desfiz para fazer e ninguém parecia dar a mínima."
Após um curto período de inatividade, Dickinson mais uma vez se juntou a Roy Z e a Tribe of Gypsies para gravar seu próximo álbum, Accident of Birth.
"Na verdade, foi Roy que me arrastou de volta para alguma montagem, porque ele ligou e disse: 'Escute, eu tenho algumas coisas e é como um disco de metal.' E eu não fiquei entusiasmado, não tinha certeza se tinha algo a oferecer... Então ele me tocou algumas faixas que ele havia feito para o que viria a se tornar Accident of Birth no telefone e eu pensei: 'Há algo aí.'"
O ex-guitarrista do Iron Maiden, Adrian Smith (que havia saído da banda na época), foi convidado para participar do disco, mas permaneceu como membro em tempo integral do grupo solo de Dickinson. O álbum marcaria o retorno de Dickinson ao heavy metal.
O álbum
A arte da capa foi produzida por Derek Riggs, mais conhecido por ser o criador do mascote do Iron Maiden, Eddie, e da arte de todos os álbuns, singles, pôsteres e folhetos de turnê do Iron Maiden ao longo de 1980-1990. Em referência a isso, o boneco bobo da corte apresentado na capa foi jocosamente batizado de Edison ("Filho de Eddie"). Um ceifador também é vagamente visível no fundo, tal figura tendo sido incluída anteriormente por Riggs em sua arte para os álbuns Live After Death e Somewhere in Time do Iron Maiden, bem como no single anterior da banda "The Trooper".
Existem quatro versões da capa do álbum. Originalmente, a arte mostrava Edison graficamente saindo do estômago de um homem, mas para o lançamento original europeu esta imagem foi cortada para remover a cabeça do homem (embora o pôster que veio com a edição limitada do álbum incluísse a imagem original, não editada). A capa foi considerada muito explícita para o mercado dos EUA, onde o álbum foi lançado com uma arte completamente diferente mostrando uma visão frontal de Edison.
O relançamento de 2005 usou novamente uma imagem diferente para a capa, mostrando o boneco pregado em uma cruz; esta imagem havia sido usada anteriormente para o single "Man of Sorrows" somente no Japão. Finalmente, a edição estendida do álbum apresenta a arte original, não editada, com a cabeça do homem de quem Edison está saindo claramente visível.
Vamos às faixas:
FREAK
“Freak” é um Heavy Metal bem pesado, com ares de modernidade (para a época), sendo direta e potente.
A letra fala sobre uma figura sombria:
Your life is lost, your soul is damned
But it feels too good to make a stand
Bad is bad, but this is worse
Let judgement come you love this curse
TOLTEC 7 ARRIVAL
Faixa pequena que serve de introdução para a próxima canção.
A letra é sobre culpa:
I mean you no harm
Come closer, learn the truth
Come closer, learn the truth
Come...
Bless me mother, for I have sinned
STARCHILDREN
“Starchildren” é baseada em um ótimo riff, com peso e personalidade.
A letra tem um ar de ficção científica:
We are starchildren
Coming out of nowhere
And to nowhere return
Starchildren
A hundred million souls
Snuffed out in one breath
TAKING THE QUEEN
“Taking the Queen” possui um início suave e vai ganhando peso à medida que se desenvolve.
A letra fala sobre um fim de um reino:
Another winter's tale is done, your immortal lover - he's gone
The chalice stolen from her hand, eternal life at her command
Now all that she rules, must sleep…
DARKSIDE OF AQUARIUS
Esta canção é das mais longas do disco, com bom peso e boa pegada.
A letra fala sobre uma espécie de revolução:
The second Hellrider came
From flaming seas and molten sands
Pipers playing Hell's commands
Poured out his poison
With his promises of promised lands
Blackened tongues of lying leaders
ROAD TO HELL
Música clássica, sendo muito pesada e bastante direta.
A letra fala sobre condenação espiritual:
The road to Hell is full of good intentions
Say farewell, we may never meet again
The road to Hell is full of good intentions
Down the left hand highway
With no sinister regrets
MAN OF SORROWS
“Man of Sorrows” é uma linda balada com muito feeling.
A letra fala sobre o sofrimento:
Man of sorrows, I won't see your face
Man of sorrows, you left without a trace
His small boy wonders
What was it all about?
Is your journey over?
Has it just begun?
Foi um single lançado para a promoção do disco, sem maiores repercussões em termos de paradas de sucesso.
ACCIDENT OF BIRTH
Um riff brutal é o centro desta faixa, extremamente pesada.
A letra possui um tom místico:
I might've had a brother
As I was born, they dragged him under
To the other side of twilight
He's waiting for me now
Este foi outro single do disco o qual alcançou a 54ª posição da principal parada britânica.
THE MAGICIAN
Canção direta e intensa, com ótimos vocais.
A letra fala sobre magia:
I am the living flame and I teach the holy games
Teach the secret of the dance, throw the future in the runes
Kick the sand in Satan's face, I'll put Jesus in his place
Shaman or priest, it's all the same
The magician is my name
WELCOME TO THE PIT
Com muito peso e mais cadência, esta é uma excelente música.
A letra é simples:
I'll bring you back from the brink
Are you surprised in every way that you like it?
Are you surprised that you want it?
OMEGA
A atuação soberba de Bruce Dickinson nesta canção é impressionante.
A letra fala sobre fé:
We believed in Heaven
We believed in Angels
With arms of purest white
To hold us, catch us when we fall
ARC OF SPACE
Música linda, contando com a voz de Bruce e um violão.
A letra fala sobre ilusões:
In my heart, I reach you
In my heart, I reach out to you
In my heart, I touch the face of God
In my dreams somehow
Considerações Finais
O álbum acabou atingindo a 53ª posição da principal parada britânica desta natureza.
A revista alemã Rock Hard apresentou Accident of Birth como o "Álbum do Mês" em 1997. O crítico elogiou a voz de Dickinson e a composição: "Bruce canta como um jovem deus - na verdade, melhor e mais expressivo do que nunca - e baseou sua composição nos marcos de seus anos no Maiden, com o novo/antigo companheiro Adrian Smith chegando na hora certa" para entregar "seu melhor material desde Seventh Son of a Seventh Son".
Em
2005, Accident of Birth foi classificado como número 338 no
livro da revista Rock Hard dos 500 Maiores Álbuns de Rock e Metal de
Todos os Tempos.
As críticas contemporâneas são
igualmente positivas. Stephen Thomas Erlewine da AllMusic definiu o
álbum como "intrigante" e "melhor do que muitos
esforços recentes do Maiden", atribuindo uma nota 4 (em
5).
O jornalista canadense Martin Popoff descreveu Accident of Birth como "um disco de metal descarado, produzido de forma suave e firme" e acrescentou que "teria sido um disco de reunião do Maiden inteligente e ironicamente ousado".
Accident of Birth marcou um retorno de Bruce ao heavy metal, com o Sputnikmusic comentando: "A pegada pesada do álbum é muito satisfatória e definitivamente preenche o vazio deixado pelo Maiden durante os anos 90".
O disco seguinte, The Chemical Wedding, seria lançado em 1998.
Formação:
Bruce Dickinson – Vocal
Adrian Smith – Guitarras
Roy Z – Guitarras, Mellotron, Piano
Eddie Casillas – Baixo
David Ingraham – Bateria
Músicos Adicionais:
Silvia Tsai – Violino em "Taking the Queen", "Man of Sorrows" e "Arc of Space"
Rebecca Yeh – Violoncelo em "Taking the Queen", "Man of Sorrows" e "Arc of Space"
Richard Baker – Piano em "Man of Sorrows"
Faixas:
01. Freak (Dickinson/Z) - 4:15
02. Toltec 7 Arrival (Dickinson/Z) - 0:37
03. Starchildren (Dickinson/Z) - 4:17
04. Taking the Queen (Dickinson/Z) - 4:49
05. Darkside of Aquarius (Dickinson/Z) - 6:42
06. Road to Hell (Dickinson/Smith) - 3:57
07. Man of Sorrows (Dickinson) - 5:20
08. Accident of Birth (Dickinson/Z) - 4:23
09. The Magician (Dickinson/Z) - 3:54
10. Welcome to the Pit (Dickinson/Smith) - 4:43
11. Omega (Dickinson/Z) - 6:23
12. Arc of Space (Dickinson/Z) - 4:18
Letras:
Para o conteúdo completo das letras recomenda-se o acesso a:
https://genius.com/albums/Bruce-dickinson/Accident-of-birth
Opinião do Blog:
Em Accident of Birth, Bruce Dickinson se reencontra com o Heavy Metal de forma gloriosa.
Com a ótima dupla de guitarristas formada por Roy Z e Adrian Smith, Bruce aposta em um Heavy Metal pesado, denso, por vezes mais direto, mas com toques do Metal que era feito na década de 1990, abusando do groove.
A atuação vocal de Dickinson é impecável, oscilando em tons mais agressivos e bem altos, e outras vezes cantando lindamente, de modo suave e limpo.
Assim, o álbum tem faixas extremamente pesadas como “Darkside of Aquarius” e também canções suaves e tocantes como “Omega”.
Nossas preferidas acabam sendo “Road to Hell”, “Man of Sorrows” e a sensacional “Starchildren”.
Enfim, Accident of Birth é um dos melhores álbuns de Heavy Metal da década de 1990, muito acima de qualquer coisa que o Iron Maiden fez naquela mesma década.
0 Comentários:
Postar um comentário