Twelve Dreams of Dr. Sardonicus é o quarto álbum de estúdios da banda norte-americana Spirit. O lançamento oficial aconteceu em 27 de novembro de 1970, através do selo Epic Records. As gravações ocorreram entre abril e outubro de 1970 e a produção ficou a cargo de David Briggs.
Hora do retorno da banda Spirit ao Blog com seu disco mais emblemático: Twelve Dreams of Dr. Sardonicus.
Clear, terceiro álbum de estúdios do Spirit foi lançado em agosto de 1969, com produção de Lou Adler e através do selo Ode, do próprio Adler. O disco atingiu a 55ª posição da Billboard 200.
Vários membros da banda disseram que não houve tempo suficiente para desenvolver o disco após lançarem dois álbuns em 1968, gravar uma trilha sonora (para o filme Model Shop) e fazer turnês constantes.
No final de 1969, Lou Adler mudou a distribuição de seu selo, Ode Records, da Columbia Records para a A&M Records. Como parte do acordo de rescisão, a Columbia foi autorizada a manter o grupo sob contrato. Lançamentos futuros seriam transferidos para a Epic Records.
Após o lançamento de Clear, o grupo gravou a música "1984", composta pelo guitarrista Randy California e produzida pelo próprio grupo. Após ser lançada em fevereiro de 1970, ficou em 69º lugar nas paradas da Billboard Hot 100. A música finalmente seria lançada ao público em geral na compilação The Best of Spirit, em 1973.
Em 1970, o Spirit começou a trabalhar em seu quarto disco, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus. A banda escolheu o colaborador frequente de Neil Young, David Briggs, como produtor por recomendação do cantor e compositor, um conhecido da cena de Topanga Canyon. Esta foi uma época prolífica para os compositores do grupo.
Vamos às faixas:
PRELUDE – NOTHIN’ TO HIDE
“Nothin’ to Hide” traz um bom riff e ótimos vocais.
A letra fala sobre um final:
We got nothin' to hide
No we got nothin' to hide
We're married to the same bride
We're married to the same bride
She eats away from inside
And we got nothin' to hide
NATURE’S WAY
A clássica – e ótima – “Nature’s Way” tem um ar bucólico e acústico cativante.
A letra pode ser inferida com um quê ambiental:
It's nature's way of telling you something's wrong
It's nature's way of telling you in a song, oh
It's nature's way of receiving you (it's nature's way)
It's nature's way of retrieving you (it's nature's way)
It's nature's way of telling you something's wrong
Something's wrong
Something's wrong
ANIMAL ZOO
A guitarra afiada de “Animal Zoo” é bem legal, sendo uma das melhores canções do disco.
A letra é interessante:
Oh no, something went wrong
Well, you're much too fat and a little too long
Hey, hey, you got too much to lose
Gotta get on home to the animal zoo
Hey, hey-ay-ay-ay-ay-ay-ay
LOVE HAS FOUND A WAY
“Love Has Found a Way” é suave, com teclados mais proeminentes e um caráter mais experimental.
A letra possui um sentido de esperança:
Children reaching for a hand
Soldiers killing at every command
Though I've seen this with silent tears
Some will give this with violent fears
WHY CAN’T I BE FREE?
“Why Can’t I Be Free” é acústica e possui cerca de 1 minuto.
A letra fala de liberdade:
I don't know, what it is to be free
And I cry, when you say
That you can't free me (please free me)
I just can't go on
MR. SKIN
“Mr. Skin” é bem variada, com um certo balanço, o qual a torna bem divertida, com destaque para o saxofone.
Mr. Skin era o apelido do baterista Ed Cassidy:
Ooh, I'm rolling, flowing
Through the whole population
(Mr. Skin, we know where you've been)
Oh, the high and the low-born
Are my friends and relations
(Mr. Skin, we know where you've been)
SPACE CHILD
“Space Child” é uma música totalmente instrumental, com domínio dos teclados de Locke.
WHEN I TOUCH YOU
“When I Touch You” é uma canção mais viajante, muito interessante, com a guitarra de California bem afiada e ótimos vocais.
A letra tem um cunho romântico:
I, I won't see you any more
I, I won't see you any
I will not see you any
More, more, more!
STREET WORM
“Street Worm” possui um toque suave e inventivo, com destaque para a bateria de Cassidy.
A letra fala de um cara da cidade:
And I know I would never going to heal
I know I was never going to wear no collar
I know I'll never going to make no deal
LIFE HAS JUST BEGUN
“Life Has Just Begun” é praticamente uma balada, sendo bem bonita.
A letra tem uma pegada onírica:
We walked in the dream and we knew it was
Married in the dreams
Strange as it seemed that we knew because
Because life has just begun
Life has just begun
Because life has just begun
MORNING WILL COME
“Morning Will Come” tem a cara do rock mais direto do final dos anos 1960.
A letra possui um caráter sexual:
Well, you got a love
Makes me cry for you, baby
Such a special love
It turns me on, man
SOLDIER
“Soldier” encerra o disco em um tom mais contido e mais tristonho, mas trazendo muita sensibilidade.
A letra tem um tom solitário:
You have the world at your fingertips
No one can make it better than you
Considerações Finais
Em termos de paradas de sucesso, o álbum conquistou a 63ª posição da norte-americana (permanecendo apenas quatorze semanas) e a 29ª colocação na britânica.
"Nature's Way" se tornou uma das músicas mais famosas do Spirit, mas não foi um grande sucesso na época, chegando à 111ª posição na parada pop da Billboard em 1971. Para capitalizar o apelo duradouro do álbum, "Mr. Skin" (o lado B de "Nature's Way") foi lançado como lado A em 1973 e também chegou às paradas, na 92ª posição.
Apesar dessas limitações comerciais, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus teve uma veiculação significativa nas rádios FM universitárias e vendeu bem como um item de catálogo ao longo dos anos.
Richie Unterberger, do site AllMusic, dá uma nota 4,5 (em 5), apontando: “Embora Twelve Dreams of Dr. Sardonicus tenha a reputação de ser o álbum mais distante (com o som) do Spirit, ele na verdade contém a composição e a execução mais disciplinadas da formação original, cortando algumas das derivas e oferecendo algumas de suas músicas mais melódicas”.
A Epic também lançou um mix inicial de "Animal Zoo" como single, mas ele só atingiu o 97º lugar nas paradas. Como Tommy do The Who e The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus é criticamente considerado um marco do art rock, com uma tapeçaria de temas literários sobre a fragilidade da vida e a complexidade da experiência humana, ilustrados pela letra recorrente "a vida acabou de começar", e continuou a exploração pioneira do grupo de questões ambientais em suas letras. O álbum também é notável por sua produção inventiva e pelo uso de um sintetizador Moog modular.
Depois que o grupo empreendeu uma turnê promocional para promover o álbum Twelve Dreams of Dr. Sardonicus, Ferguson e Andes deixaram o grupo, formando o Jo Jo Gunne. Randy California os acusou de conspirar para assumirem o grupo. Seu show final com o Spirit ocorreu em 30 de janeiro de 1971, que quase terminou em uma briga de socos.
O disco foi eleito o 332º colocado na terceira edição do All Time Top 1000 Albums (2000) do crítico Colin Larkin.
Resta dizer que Twelve Dreams of Dr. Sardonicus supera a casa de 500 mil cópias vendidas apenas nos EUA.
Formação:
Jay Ferguson – Vocal, Percussão, Teclados
Randy California – Guitarras, Vocal, Baixo
John Locke – Teclados
Mark Andes – Baixo, Vocal
Ed Cassidy – Bateria, Percussão
Faixas:
01. Prelude – Nothin' to Hide (California) - 3:41
02. Nature's Way (California) - 2:30
03. Animal Zoo (Ferguson) - 3:20
04. Love Has Found a Way (California/Locke) - 2:42
05. Why Can't I Be Free (California) - 1:03
06. Mr. Skin (Ferguson) - 3:50
07. Space Child (Locke) - 3:26
08. When I Touch You (Ferguson) - 5:35
09. Street Worm (Ferguson) - 3:40
10. Life Has Just Begun (California) - 3:22
11. Morning Will Come (California) - 2:58
12. Soldier (California) - 2:43
Letras:
Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a: https://genius.com/albums/Spirit/Twelve-dreams-of-dr-sardonicus
Opinião do Blog:
É muito bom trazer uma banda como o Spirit para o Blog novamente.
Twelve Dreams of Dr. Sardonicus mostra a capacidade do grupo em elaborar canções que passeiam entre o psicodelismo, com toques generosos de rock progressivo e letras que trazem temas universais como meio ambiente, solidão, liberdade e cotidiano.
As guitarras de Randy California sempre são um show à parte, mas todo conjunto tem uma atuação primorosa no álbum. Os vocais de Jay Ferguson são excelentes.
Sem músicas de enchimento, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus é um álbum que beira a perfeição. Entre nossas faixas preferidas estão "Nature's Way", "Animal Zoo" e a magnífica "When I Touch You".
Em suma, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus é um álbum antológico, fundamental dentro do chamado “art rock” e que este humilde blogueiro recomenda que o leitor pelo menos o conheça.
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